Afinal, qual a função de um arquiteto?
Arquitetas destacam a importância do profissional em uma obra

As arquitetas Carolina Galhardo e Lizia Santucci escrevem artigo sobre a importância e necessidade de um arquiteto em uma obra. Confira!
A profissão do arquiteto vem sendo amplamente cogitada, seja por pessoas que almejam contratar um profissional, outras que aspiram tornar-se um desses profissionais ou que simplesmente se interessam pelo universo da arquitetura. Porém, segundo pesquisas, ainda hoje, com o fácil acesso e a rapidez da informação, muitos constroem sem a contratação de um profissional para a elaboração do projeto ou execução do mesmo.
Mas por que tanta resistência em se contratar um profissional da construção, mesmo sabendo de sua importância nessa empreitada que é projetar e fazer o desenho sair do papel da forma mais eficiente possível? Dentre as várias possibilidades existentes, algumas são mais relevantes a serem discutidas aqui, mais especificamente sobre o arquiteto – lembrando que engenheiros, designers e outros inúmeros profissionais atuam, cada qual com suas particularidades, na dinâmica de uma construção.
Começamos pelo desconhecimento das funções específicas conferidas a um arquiteto. Muitas vezes nos deparamos com perguntas como: O que você faz exatamente? É o mesmo que engenheiro civil? Só projeta interiores? Também assinam projetos de Prefeitura? Ufa! Então vamos lá. O arquiteto é o profissional que idealiza a obra, a partir das necessidades do cliente, visando satisfazer seus desejos encontrando as melhores técnicas e soluções.
O arquiteto otimiza espaços e custos; sintetiza criatividade, forma e função, transformando problemas propostos em soluções espaciais, de maneira que tudo seja interligado e compatível: interior x exterior, iluminação x ventilação, melhor orientação geográfica, solução plástica, materiais disponíveis no mercado etc. Item de extrema importância, que há alguns anos tem se tornado fundamental (e não apenas um diferencial) na construção, é a sustentabilidade.
Além de se atender aos anseios do proprietário, não se pode deixar para segundo plano ao quão eficiente uma edificação será energeticamente, quanto resíduo será gerado por ela e como será mantida com o passar do tempo. Habita o imaginário de muitas pessoas, que o arquiteto lida com o projeto apenas enquanto desenho. Mas estamos também nos canteiros de obra, cuidando para que o que foi idealizado saia do papel como se havia imaginado e buscando solucionar imprevistos e surpresas que vez ou outra aparecem durante a execução.
Além disso, ele pode estar também na coordenação de projetos complementares, como de iluminação, paisagismo, mobiliário, projeto de interiores, que inclui escolha de cores, texturas, materiais, layouts e soluções espaciais. Apesar de comprovados seus benefícios, ainda propaga-se que contratar um arquiteto acarreta custos muito elevados, fato este que consiste em grave equívoco quando consideradas as economias alcançadas com a experiência de um arquiteto.
Um projeto de arquitetura custa em torno de 5% do valor total da obra. A contratação de um profissional também gera economia, a partir de um planejamento da obra feito pelo mesmo, com estimativa de valores e tempo de construção. Segundo dados de pesquisa realizada pelo Datafolha para o CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), somente 15% das pessoas que construíram ou reformaram contrataram um arquiteto ou engenheiro. Porém, desses 15%, 8 entre cada 10 entrevistados ficaram satisfeitos e contratariam novamente os serviços de um arquiteto ou engenheiro.
Considerando que o espaço que habitamos é altamente influenciável em nossa saúde física e mental, podemos entender que a principal função do arquiteto consiste em compreender pessoas. Buscamos inovar, surpreender, harmonizar materiais, brincar com formas variadas, mas o fim de todo esse trabalho é poder materializar um espaço que vai possibilitar o bem estar de alguém, e isso só é possível se conseguirmos, através de nossas ferramentas e sensibilidade, ler e conceber em projeto o que o outro almeja habitar.
* Carolina Galhardo e Lizia Santucci são arquitetas e urbanistas do Escritório Oca Arquitetura (rua Pernambuco, 789, Centro). E-mail: ocaarquitetura@gmail.com