Projeto Escolha apresenta peça interativa a idosos

Espetáculos foram feitos especialmente para a terceira idade

O projeto Escolha – Terceira Idade pode ser considerado um desdobramento do projeto Escolha, aprovado por dois anos consecutivos no edital de patrocínio direto do DME.

A iniciativa surgiu da vontade de ampliar o público alvo, visto que o primeiro contemplava apenas as crianças. Com o propósito de resgatar a memória dos idosos através do teatro e da música, o grupo realizou uma conversa com moradores do Lar dos Velhinhos e a partir de temas que surgiram dos próprios idosos, foram iniciadas as criações coletivas, que giram em torno de religiosidade, tradições, vida na roça, entre outros.

CARDÁPIO CÊNICO
O resultado das criações é o espetáculo “Cardápio Cênico”, que apresenta algo direcionado para o público alvo. O espetáculo acontece da seguinte forma: um cortejo é feito enquanto são distribuídos “cardápios” com seis nomes e figuras (que representam a cena) e por votação dos próprios idosos, são escolhidas quatro cenas a serem interpretadas.

Cada cena possui objetos e músicas características do tema central. A finalização acontece também com música e este é um momento de grande emoção, pois há sempre uma troca de olhares afetuosos entre atrizes e público.

Ao permitir que o próprio público escolha o que deseja assistir, o projeto dá abertura para que em uma mesma instituição, o mesmo espetáculo seja apresentado de diferentes formas, pois a sequência sempre depende da escolha dos idosos.

RECEPTIVIDADE
Ao final das apresentações, alguns idosos vieram compartilhar suas histórias e percepções do que haviam assistido. Uma idosa veio mostrar os panos de prato que faz falando sobre a cena “Poesia das Mãos”.

Outra veio falar sobre o cenário, que quando morava na roça utilizava aqueles objetos. Na última apresentação, as idosas cantaram junto a maioria das músicas e se emocionaram muito na cena “Vida na Roça”. Uma chegou a dizer que se fosse mais nova queria fugir com o teatro. O projeto também tem como objetivo a democratização do acesso ao teatro.

ALCANCE

O projeto estreou em 2018 e circulou com o espetáculo nas instituições Lar dos Velhinhos de São Vicente de Paulo-SSVP (Dom Bosco), Asilo Vinha do Senhor (Centro), Vila Vicentina Elvira Dias (Vila Togni) e Associação Damas de Caridade (Centro), totalizando quatro apresentações e alcançando um público de cerca de 150 idosos, com grande sucesso e com direito a muitas emoções tanto pelo público quanto pelos integrantes do projeto.

As atrizes Gabriela Severini, Rafaela Jacon Dutra, Larissa Garcia, o músico Johnny Hansk e o público (idosos e funcionários) mergulharam num universo diferente do que vivem no dia a dia. Para os artistas, ter contato com o público da terceira idade, em especial com aqueles que estão afastados do convívio com o mundo exterior por vários motivos, é extremamente gratificante e traz um grande aprendizado.

O projeto foi executado através de aprovação da Lei Municipal de Incentivo à Cultura com apoio institucional da Secretaria Municipal de Cultura e teve o Grupo Via Mondo como incentivador cultural.

 

 

 

 


Faça uma assinatura trimestral digital do Jornal da Cidade por apenas R$ 30 e ganhe 2 ingressos para qualquer sessão no Centerplex Cinemas. Pague por Paypal: e rápido, fácil e seguro!

Compre a edição digital do dia por apenas R$ 1! Pague por Paypal: e rápido, fácil e seguro!