Projeto Escolha – Terceira Idade define instituições para 2020

Coral SOS, Grupo de Convivência do SESC, Espaço Bem Viver e CIADI receberão as apresentações

O projeto Escolha – Terceira Idade definiu as instituições que serão beneficiadas em Poços de Caldas com as apresentações teatrais em 2020: Coral SOS, Grupo de Convivência do SESC, Espaço Bem Viver e CIADI.

A iniciativa tem como objetivo levar para essa faixa etária apresentações do espetáculo “Cardápio Cênico”, que dá ao espectador a possibilidade de escolher o que vai assistir através de um cardápio das cenas.

Para elaborar as apresentações, os atores vão antes às instituições para conversar com assistentes sociais e professores, frequentaram exposições com essa temática e o mais importante: escutam seu público alvo.

Em 2019, além das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), o projeto foi levado também para grupos de convivência e instituições que acolhem idosos (e que não necessariamente residem no local).

O projeto aconteceu em novembro e quer com isso cada vez mais levar o teatro para os mais diversos locais, permitindo a todos o acesso à arte.

TEMAS
Após ouvirem as partes interessados, o grupo elaborou seis temas de cenas: religião (cena Padroeira), tradições familiares, em especial no que se diz respeito à alimentação, os aprendizados passados de pais para filhos (cena É Tradição), a nostalgia da roça (Vida na Roça), a saída da roça em direção à cidade (Idas e Vindas), os namorinhos de portão (cena Promete que Jura) e os aprendizados com os avós, como os artesanatos (cena Poesia das Mãos).

Todas cenas foram escritas e construídas pelos integrantes do grupo, com muitas cores, objetos de cena e muita música.

ORIGEM

O Projeto Escolha – Terceira Idade nasceu no final de 2017 numa união entre as atrizes Larissa Garcia, Rafaela Dutra e Gabriela Severini e o músico e ator Johnny Hansk.

Todos os integrantes do projeto são atores profissionais e vem trabalhando na área há mais de 10 anos. Com vasta experiência em teatro para crianças, adolescentes e adultos despertaram para um grande sonho: trabalhar com a terceira idade.

O projeto estreou em 2018, levando o espetáculo às instituições de moradia com grande sucesso e com direito a muitas emoções tanto pelos idosos quanto pelos integrantes do projeto, que mergulharam num universo diferente do que vivem no dia a dia.

“Ter contato com o público da terceira idade, em especial com aqueles que estão afastados do convívio com o mundo exterior por vários motivos, é extremamente gratificante e trouxe um grande aprendizado para cada um. Em diversos momentos foi impossível segurar as lágrimas e a emoção”, conta o grupo.

O Projeto Escolha – Terceira Idade só foi possível graças à Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria de Cultura de Poços de Caldas, com incentivo da Via Mondo.


Assine agora e ajude a manter o jornalismo independente e de qualidade!