Projeto Escolha leva espetáculo interativo para creches

Seis unidades de educação infantil foram contempladas nesta temporada

O Projeto Escolha surgiu em 2017, através das atrizes Larissa Garcia e Gabriela Severini, com o objetivo de levar para as praças do Centro e dos bairros de Poços de Caldas, o espetáculo “Cardápio Cênico”.

A proposta é dar ao espectador a possibilidade de escolher o que vai assistir. Naquele ano, foram realizadas oito apresentações, sendo cinco praças, uma instituição e duas creches.

Já em 2018 as apresentações foram focadas em seis creches: CEI Municipal Sônia Maria Saraiva (Santa Ângela), CEI Municipal Arco Íris e CEI Municipal Arco Íris II (ambas no Centro), CEI Municipal Bem Te Vi (Jardim Ipê) e CEI Municipal Padre Daniel Patrick Meehan e CEI Municipal Professor Sebastião Martins (ambas no Dom Bosco).

Além dessas apresentações, foi realizada também uma contrapartida para o município durante a programação do Palco Aberto do Rasgamundo, durante o JulhoFest, e outra na Festa das Crianças, no dia 12 de outubro, como parte da programação da Prefeitura para o Dia das Crianças.

CORTEJO
A apresentação começa com um cortejo com músicas próprias, feitas exclusivamente para o espetáculo, convidando as pessoas para assistir. No início, as atrizes distribuem “cardápios” com sinopses de todas as cenas e por votação a plateia escolhe quatro delas. A partir daí, as atrizes, através de elementos cênicos (adereços de figurinos, acessórios de cena etc) e sonoplastia executada por Johnny Hansk, interpretam as cenas escolhidas.

O espetáculo dá ao espectador autonomia na escolha das cenas, conforme o seu gosto, e com elementos lúdicos, traz a possibilidade de conhecer diversos autores. O projeto também tem como objetivo a democratização do acesso ao teatro.

“Ao levar uma peça na qual o espectador participa ativamente proporcionamos um prazer cultural e reafirmamos o sentimento de cidadania e pertencimento à sociedade”, avaliam.

Durante agosto a outubro, o grupo circulou com o Cardápio Cênico levando uma atividade lúdica e diferente para o público, em especial crianças, que se divertiam enquanto aprendiam, uma vez que as histórias traziam questões co-mo união, bondade, empoderamento feminino, entre outras, através de uma linguagem simples e com um formato que aproximava atores e expecta-dores. O projeto só se tornou realidade através do Programa de Patrocínios DME e apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

SUCESSO DE PÚBLICO
O Projeto Escolha foi sucesso de público, atingindo mais de 500 pessoas, com momentos emocionantes como o encantamento no olhar de cada um, muitos abraços e fotos ao final do espetáculo e comentários sobre as histórias.

“Cada CEI nos recebeu de braços abertos, as apresentações foram lindas e gratificantes, com retorno muito positivo tanto das crianças quanto do corpo docente de cada uma”, completam as atrizes.


Faça uma assinatura trimestral digital do Jornal da Cidade por apenas R$ 30 e ganhe 2 ingressos para qualquer sessão no Centerplex Cinemas. Pague por Paypal: e rápido, fácil e seguro!

Compre a edição digital do dia por apenas R$ 1! Pague por Paypal: e rápido, fácil e seguro!