Projeto Condes da Alegria leva teatro às escolas municipais

No segundo ano da iniciativa, 1,5 mil pessoas assistiram as apresentações

O Projeto Condes da Alegria da Cia. de Teatro Conscius Dementia, pelo segundo ano consecutivo, levou arte, cultura e teatro às escolas municipais de Poços de Caldas. Com mais de 1.000 pessoas impactadas em 2016, o projeto cresceu. Neste ano, foram 1.500 atingidas diretamente. Com o intuito de sempre trazer novidades e inovações, em 2017 a Cia. de Teatro Conscius Dementia introduziu mais um espetáculo na circulação.

TERRA E MAR
“Terra e Mar”, o primeiro espetáculo autoral do grupo, conta a história de José e Maria, dois jovens apaixonados que vivem num dilema. Ela quer ir embora, buscar uma vida melhor e conhecer o mar; ele quer ficar nas suas raízes, constituir uma família e melhorar as condições de vida de quem mora ali.

A história é permeada pelos personagens folclóricos Caipora, protetora das matas, e Iara, protetora das águas, além dos condes que se dividem entre a narração e a as músicas ao decorrer do espetáculo. A mais nova montagem da Conscius Dementia já conta com cinco prêmios segundo Melhor Espetáculo, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Ator Principal, além de ter sido o espetáculo que levou o grupo para terras chilenas através do Edital Circula Minas.

OS SALTIMBANCOS
O projeto também contou com o espetáculo premiado “Os Saltimbancos” que de maneira divertida fala da trajetória de quatro animais que se unem para formar um grupo musical, porém no caminho percebem que devem se unir para conquistar seus objetivos e sonhos, descobrindo, assim, que juntos são mais fortes.

Com este espetáculo, a Conscius Dementia foi premiada em 2015 como terceiro Melhor Espetáculo e Melhor Maquiagem. Ambas as peças são dirigidas pela atriz e diretora Larissa Garcia e trazem no elenco, além de Larissa Garcia, os atores Rafaela Dutra, Danielle Marques, Gabriela Severini, Fagner Andrades, Johnny Hansk e a sonoplastia fica por conta de Daniel Silva.

A circulação aconteceu de junho a outubro pelas escolas e algumas instituições em Poços e isso só se tornou realidade através do Programa de Patrocínios DME e apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

ESCOLAS ATENDIDAS
Já são mais de 200 alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I da rede municipal de ensino que tiveram acesso aos espetáculos. Em 2017, foram escolhidas Escola Municipal Professora Edir Frayha, Escola Municipal Dona Mariquinhas Brochado, Escola Municipal Julio Bonazzi e Escola Municipal Wilson Hedy Molinari.

Além das seis escolas, o projeto contemplou com a contrapartida três instituições: Associação Bem Viver de Apoio a Comunidade, APHAS – Associação de Promoção Humana e Ação Social e CEI Vilas Unidas. Foram vários momentos especiais. Os integrantes contam que se emocionaram diversas vezes, tanto com o encantamento no olhar no meio das apresentações ou quando as crianças iam pedir autógrafos e abraços ao final dos espetáculos.

Projeto Condes da Alegria | Programa de Patrocínios DME
Secretaria Municipal de Cultura |Cia de Teatro Conscius Dementia