Programa Recomeço estimula contratação de dependentes químicos

Programa Recomeço também cria o Selo Empreendedor Social em Poços de Caldas

A Câmara Municipal aprovou em dezembro o Projeto de Lei nº 123/21, que institui o Programa Recomeço e cria o Selo Empreendedor Social em Poços de Caldas.

O objetivos são a contratação de usuários do Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas e demais instituições para atividade profissional, proporcionando a reinserção social e acesso ao mercado de trabalho, e a certificação de empresas que contratarem participantes do programa.

continua depois da publicidade

A matéria é de autoria dos vereadores Tiago Braz (Rede) e Regina Cioffi (PP). Na proposta apresentada, os parlamentares destacam que a ressocialização do dependente químico é um tema de extrema importância para a cidade, pois visa contribuir com o desenvolvimento, com a reinserção e a garantia de direitos às pessoas que realizam o tratamento.

Para os vereadores, o desempenho de uma atividade laboral é fundamental, fazendo com que o dependente possa estabelecer novos vínculos, afastado do ambiente das drogas.

Em junho desse ano, através de um Requerimento dos vereadores Tiago e Regina, a Câmara realizou uma audiência pública para debater o tema Dependência química com Foco no Tratamento.

A partir desse debate, surgiu a ideia do Projeto de Lei, que após aprovado pelo Legislativo aguarda sanção do Executivo.