Primeiro caso suspeito de coronavírus em Poços é descartado

No momento, são 10 casos monitorados e dois em investigação

A Secretaria Municipal de Saúde descartou nesta terça-feira, 17, o primeiro caso suspeito de coronavírus em Poços de Caldas.

Na semana passada, foi notificado o caso de mulher de 58 anos, que chegou no final do mês, da região de Lombardia na Itália, área afetada pelo vírus. Nesta terça-feira, 17, saiu o resultado oficial: ela não coronavírus e nem influenza.

No momento, são 10 casos monitorados e dois em investigação. Não há nenhum caso confirmado.

ATENDIMENTO
Após voltar da Itália, a paciente foi atendida na UPA, com sintomas comuns de gripe. No entanto, por conta do histórico de deslocamento, a paciente seguiu em isolamento domiciliar, foi aberta a notificação e colhido material para exame.

Ontem, 16, mais dois casos foram notificados: o de um homem de 39 anos que esteve durante três semanas em São Paulo, participando de um treinamento; e o de uma mulher de 34 anos que esteve em uma festa realizada em Belo Horizonte. Ambos apresentam como sintomas febre, tosse e coriza. Outros dois casos suspeitos estão em quarentena, mas não houve necessidade de se fazer exames por enquanto.

PROCEDIMENTOS
Os procedimentos atendem a protocolos do Ministério da Saúde e são supervisionados pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado (CIEVS). A cada caso suspeito, a equipe que acolhe este paciente na unidade de saúde, deve fazer contato imediato com o CIEVS, que atende 24 horas para dar este suporte e definir o procedimento a ser adotado.

É preciso se enquadrar em critérios determinados para ser efetivamente considerado um caso suspeito. Diversas pessoas têm feito contato com a Secretaria de Saúde para orientações.

PLANTÃO
A Secretaria Municipal de Saúde montou um plantão de atendimento telefônico, de segunda a sexta, das 8h às 17h. O número é o 3697-5973.

Sintomas como febre aliada à tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta ou coriza, podem caracterizar o coronavírus, no entanto há também os casos assintomáticos.

As unidades básicas e os pronto atendimentos estão preparados para o atendimento. O SAD (Serviço de Atenção Domiciliar) também está a postos e com plantão inclusive aos finais de semana.