Presépio comunitário volta em Ouro Preto
continua depois da publicidade
Confira na Coluna MG os principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG
Presépio comunitário volta em Ouro Preto
O distrito ouro-pretano de São Bartolomeu, joia setecentista que já foi indicada ao título de uma das melhores vilas do mundo, volta a exibir seu Presépio Comunitário “Eu Sou a Luz do Mundo”, proposta do artista plástico Gê Fortes muito bem recebida pela comunidade desde 2017. Fruto de processo coletivo de criação e face pública da tradição dos presépios domésticos que marcam São Bartolomeu, o presépio deste ano vai contar com a inventividade e o talento das artesãs do subdistrito de Maciel, ampliando o abraço de confraternização que une as comunidades formadoras do distrito. (O Liberal – Ouro Preto)
Bancas poderão vender bebidas
A Câmara Municipal de Juiz de Fora aprovou, na última terça-feira (11), que as bancas de jornal comercializem bebidas alcoólicas e não alcoólicas. Para entrar em vigor, o Projeto de Lei Complementar ainda precisa ser sancionado pelo Executivo. Atualmente, as bancas podem comercializar uma lista com nove tipos de itens, desde os tradicionais jornais, revistas, livros e álbuns de figurinhas, até preservativos e sorvetes, por exemplo. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)
8ª Cantata de Natal em Fabriciano
A cidade de Coronel Fabriciano está celebrando o Natal com uma série de eventos especiais na Praça da Estação. No dia 12 de dezembro, a 8ª Cantata de Natal emocionará o público com apresentações de dança, teatro e música, reunindo cerca de 200 alunos da rede municipal. No dia seguinte, 13 de dezembro, acontece o Natal Gastronômico, com 29 pratos criados pelos participantes do Programa Mexa-se, que serão avaliados por um júri e acompanhados de uma ação solidária para arrecadar brinquedos para crianças. (Classivale – Ipatinga)
continua depois da publicidade
1ª CãoMinhada em Valadares
Neste sábado, 14 de dezembro, a Prefeitura de Governador Valadares realizará a 1ª CãoMinhada Dezembro Verde, uma ação para conscientizar a população sobre os maus-tratos e o abandono de animais, especialmente no fim de ano, quando aumenta o número de casos de cães e gatos descartados por famílias que viajam. Durante a caminhada, participantes, incluindo alunos e professores da Univale e profissionais do Departamento de Bem-Estar Animal, levarão faixas e cartazes para alertar sobre a seriedade da posse responsável de animais, além de destacar que abandonar ou maltratar animais é crime, com penas de 2 a 5 anos de reclusão. (Jornal da Cidade – Governador Valadares)
Grupo leva ações para o Naque
De 11 a 13 de dezembro,o Grupo Teatral Boca de Cena realiza em Naque a segunda edição do Ciclo Musical – Arte em Movimento, com uma programação cultural gratuita voltada para o público geral e alunos da rede pública. O evento inclui um espetáculo de contação de histórias voltado para crianças, e a Oficineta de Sons e Palavras, que oferece experiências lúdicas. O projeto tem por objetivo promover a arte e democratizar o acesso à cultura. O Grupo Boca de Cena, com 41 anos de história, já levou suas atividades culturais a mais de 70 cidades mineiras. (Portal Silmara de Freitas – Ipatinga)
Agência faz balanço em Divinópolis
O Agronegócio e Turismo, um dos grupos temáticos da Agência Novo Oeste, se reuniu na noite de ontem (10), na sede da FIEMG Regional Centro-Oeste. No último encontro do ano, foi apresentado um balanço das atividades e projetos desenvolvidos ao longo de 2024 e as expectativas e planos para 2025. Diversas lideranças, representantes de entidades e do Poder Público Municipal estiveram presentes. A apresentação do projeto “O Mercado Novo Oeste: Conectando pessoas, sabores e tradições” foi feita pelo especialista em vendas B2B, diretor na Brustin Studio e consultor no Sebrae pelo Instituto Vitaltec de Educação e Pesquisa, Piero Brustin. (Portal G37 de Notícias – Divinópolis)
PL de festa em discussão
O Projeto de Lei nº 52/2024, que visa transformar a Festa de São Jorge em Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial de Viçosa, foi novamente discutido na Câmara Municipal. Idealizado por Teresinha de Jesus de Ferreira, o projeto busca reconhecer a importância da festa como uma manifestação cultural, especialmente para destacar elementos da cultura afrodescendente, como o congado e a roda de samba. A festa, criada em 2017 pela União de Negras e Negros pela Igualdade (Unegro), tem origem na experiência pessoal de Teresinha, que fez uma promessa a São Jorge após um grave problema de saúde. (Folha da Mata – Viçosa)