Prefeitura vê motivação política em declarações de vereador

A Prefeitura divulgou nota de esclarecimento onde contesta declarações de Sansão

A Prefeitura divulgou nota de esclarecimento onde contesta declarações atribuídas ao vereador Marcos Tadeu Sala Sansão (PSDB) e veiculadas na imprensa local acerca dos casos de H1N1 em Poços de Caldas.

A Vigilância Epidemiológica do Departamento de Saúde Coletiva da Secretaria Municipal de Saúde, esclarece que até o último dia de realização da semana epidemiológica 15 (10 a 16 de abril), a Vigilância Epidemiológica registrou nove notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave, sendo que duas notificações são de pacientes de outro município, com resultado negativo para H1N1. Das sete notificações de pacientes residentes na cidade, um exame foi considerado inconclusivo e os demais estão em análise no laboratório de referência.

Vereador foi contestado em nota de esclarecimento da Prefeitura
Vereador foi contestado em nota de esclarecimento da Prefeitura

“A se confirmar o conteúdo da declaração feita pelo vereador Marcos Tadeu Sala Sansão, o município de Poços de Caldas está diante da ocorrência de casos de SRAG por H1N1 não relatados ao sistema público de saúde municipal, em flagrante contrariedade à norma legal que dispõe sobre a obrigatoriedade de notificação. Assim, a Vigilância Epidemiológica do município tomará as medidas necessárias para, pelos meios adequados, obter do referido vereador as informações relativas aos nomes dos pacientes citados como sendo portadores de SRAG por H1N1, os locais nos quais foram atendidos na rede privada de saúde, assim como os profissionais médicos responsáveis pelo diagnóstico, para que seja realizada investigação epidemiológica pertinente da população sob risco, elucidação do diagnóstico e avaliação do comportamento da doença, além da notificação dos estabelecimentos particulares de saúde que, porventura, deixaram de atender ao Protocolo de Influenza e fluxo de coleta”, diz a nota.

CAUTELA E RESPONSABILIDADE
A Vigilância informa ainda que os casos de doenças causadas pelo H1N1 devem ser tratados com cautela e responsabilidade, por sua gravidade e facilidade de transmissão, “sendo inaceitável a utilização política de tão delicada questão que, há anos, vem sendo enfrentada com a máxima capacidade técnica e seriedade pelo município, por meio do Departamento de Saúde Coletiva”.

INTEMPESTIVO

Por fim, considerando a complexidade que envolve o diagnóstico da infecção por H1N1, “o município considera que o vereador agiu de maneira intempestiva, ao desconsiderar que a divulgação de informações dessa gravidade, sem confirmação técnica e oficial, pode causar pânico na população”.

VACINAÇÃO
O município encerrou na quarta-feira, 20, a primeira etapa da campanha de vacinação contra a gripe. Nesta primeira fase, foram disponibilizados 40% das doses destinadas pelo Ministério da Saúde ao município, o equivale a 15 mil pessoas já imunizadas. Poços optou por antecipar a campanha com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal, já que os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) começaram a ser notificados mais cedo em todo o país.

Agora, o município aguarda o envio do restante das doses, conforme cronograma do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde. Ainda ontem, 25, restavam 259 doses disponíveis nas salas de vacina que, somadas às 14.741 aplicadas na primeira semana da campanha, totalizaram as 15.000 doses recebidas pelo município.