Prefeitura não participará da Festa Uai e anuncia nova festa

Motivo alegado é que o evento está registrado em nome de particulares

O prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) divulgou oficialmente na tarde de ontem, 27, o posicionamento da Prefeitura em relação à realização da Festa Uai neste ano.

Segundo ele, recentemente, a Prefeitura realizou reuniões com entidades assistenciais e com instituições com o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Associação Comercial, Industrial e Agropecuária (ACIA), Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes e Poços de Caldas Convention & Visitors Bureau para definir qual seria o melhor caminho para a realização do evento.

Segundo Sérgio, todos os envolvidos sinalizaram que a Prefeitura não deveria participar deste evento, já que a festa tem um registro particular, em nome dos responsáveis pela Valente Produções. Diante da situação, Sérgio disse que solicitou aos detentores da marca “Festa Uai” que ela fosse passada definitivamente para o município, com objetivo de resgatar suas origens, já que desde que o evento foi criado, em 1983, utilizou-se a estrutura pública municipal, tanto financeira quanto logística, para sua realização e criação.

No entanto, o prefeito disse que os detentores da marca não aceitaram fazer o repasse. “Infelizmente, o poder público não poderá participar da festa mas ela poderá continuar sendo realizada, lembrando que é uma festa particular e depende da iniciativa privada para acontecer”, explicou.

Para o prefeito, a última semana de agosto está “guardada” para a realização da Festa Uai, caso seja de interesse dos detentores da marca, mas sem que haja apoio financeiro da Prefeitura. Sérgio disse que o objetivo agora é propor às entidades assistenciais um outro evento, que provavelmente será realizada em outubro, “mantendo as tradições mineiras e de nossa cidade”.

NOVA FESTA
A Prefeitura confirmou que planeja para outubro uma nova festa que resgate as tradições mineiras. A ideia surgiu após o impasse com o atual formato da Festa Uai, cujo nome possui registro particular.

Uma reunião com entidades assistenciais, segmentos turísticos e de comércio definiu que seja criada uma outra festa mineira, dentro do formato pretendido para manter as tradições locais. A Festa Uai, no entanto, poderá ser realizada normalmente pela iniciativa privada. O mês de agosto continua reservado para o evento na agenda cultural do município.

Novas reuniões vão definir como será a nova festa mineira de Poços de Caldas. “Vamos propor para as entidades assistenciais um outro evento, que, provavelmente, será realizado no mês de outubro, mantendo as tradições mineiras e de nossa cidade”, finaliza o prefeito.