Prefeitura desocupa imóvel no Jardim Itamaraty

Imóvel na Rua Benedito Togni, no Jardim Itamaraty, foi desocupado no dia 15


Por solicitação dos moradores da zona leste, o imóvel onde funcionou a Casa de Passagem Travessia e também, temporariamente, o Abrigo São Egídio e a Casa de Passagem Irmã Dulce, nas proximidades do Centro de Esportes e Artes Unificado (CEU), na Rua Benedito Togni, no Jardim Itamaraty, foi desocupado no último dia 15 de fevereiro.

A Casa de Passagem Travessia mudou de endereço e está instalada em um imóvel maior, que foi totalmente adaptado para receber pessoas em situação de rua. O novo espaço possibilita a execução de trabalhos técnicos e novas oficinas com as pessoas atendidas, que já vêm demonstrando bons resultados, como a formação de uma horta pelos próprios acolhidos.

“Recebemos diversas reclamações da comunidade local sobre situações de conflito envolvendo os usuários dos nossos serviços, como uso de bebida alcoólica nos locais públicos do bairro, por exemplo. Diante disso, conseguimos esse espaço novo, que é mais adequado, garantindo a continuidade da oferta do serviço e, ao mesmo tempo, a tranquilidade dos moradores”, destaca o secretário municipal de Promoção Social, Carlos Eduardo Almeida.

Com a mudança da Casa de Passagem Travessia e a conclusão dos termos de colaboração com os outros dois projetos, após o cumprimento do período de seis meses estabelecido pela parceria, a Prefeitura vem recebendo agradecimentos da população local. “A casa de passagem que existia nessa localidade foi desativada. Obrigado ao secretário de Promoção Social, Carlos Almeida, e também ao coordenador do Centro POP Joel”, publicou Rodrigo Maia.

continua depois da publicidade

O SERVIÇO
A Casa de Passagem Travessia tem por objetivo atender pessoas adultas em situação de rua, fornecendo alimentação e produtos de higiene pessoal, além de contar com trabalho psicossocial com equipe técnica especialmente dedicada a isso. Também conta com apoio do Sistema Único de Saúde, especialmente através do Consultório na Rua.

O município, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social, conta com termos de colaboração com casas de passagem que realizam atendimento 24 horas a pessoas em situação de rua, com serviços e técnicos preparados para auxiliar na mudança da trajetória de vida desse público, sempre seguindo as orientações e normativas da Política Nacional de Assistência Social, principalmente a Tipificação Nacional do Serviço Socioassistencial (Resolução nº 109, de 11/11/2009 – Conselho Nacional de Assistência Social).