Prefeitura autoriza aulas híbridas em todas as escolas

Retomada está marcada para acontecer no dia 2 de agosto

As aulas em Poços de Caldas nas escolas da rede municipal, estadual e particular estão autorizadas a retornarem as atividades presenciais a partir do dia 2 de agosto de 2021.

Com base na diminuição dos números relacionados à pandemia no município e considerando o papel essencial da educação, o Comitê Extraordinário Covid-19 regulamentou as medidas de saúde e segurança que deverão obrigatoriamente ser adotadas para implementação do sistema híbrido de ensino.

continua depois da publicidade

O sistema será gerenciado por cada gestor, de cada unidade. Para que a escola possa de fato retornar às atividades, uma listagem de aptidão será divulgada no site voltaasaulas.pocosdecaldas.mg.gov.br em 30 de julho, sob pena de multa e interdição.

Dentro do site, também estão todas as orientações para o retorno, além de vídeos ex-plicativos e orientativos com todos os protocolos que serão seguidos.

PROTOCOLOS

Todos os espaços físicos das unidades terão protocolos de saúde e segurança com demarcações, disposições específicas, distanciamento de no mínimo 1,5 metros entre cada uma das pessoas e sempre portas e janelas abertas para priorizar a ventilação natural.

Para que o retorno seja possível, todas as medidas deverão ser cumpridas nas unidades. Na resolução existem protocolos específicos a serem cumpridos também para as bibliotecas, cozinhas, refeitórios, salas de direção, supervisão e coordenação.

continua depois da publicidade

MONITORAMENTO
Para que as escolas possam retornar ao funcionamento presencial, haverá o monitoramento das condições de saúde, tanto dos profissionais da educação quanto de todos os alunos, com aferição de temperatura logo na entrada.

Desde a entrada até a saída de todos, deverá haver uma organização específica, respeitando o distanciamento previsto de acordo com as normas do Comitê Extraordinário Covid-19. O monitoramento deverá ser implementado com no mínimo dois colaboradores disponíveis, para garantir que as normas sejam cumpridas.