Prefeitura adota medidas mais restritivas contra a pandemia

Venda de bebida alcóolica está proibida em Poços de Caldas


O Comitê Extraordinário Covid-19 publicou ontem, 25, uma resolução com novas restrições que passaram a valer a partir das 20h de quinta-feira,25.

Poços de Caldas segue a Deliberação Estadual (nº 130), a chamada onda roxa, e enquanto ela vigorar ficam es-tabelecidas novas medidas restritivas. As medidas foram determinadas com base na notificação de adequação imediata encaminhada à Prefeitura Municipal na quarta-feira, 24, pelo Ministério Público Estadual.

Os municípios que não aderiram à chamada onda roxa, imposta pelo governo estadual, estão sendo processados e sujeitos ao pagamento de multa diária.

LEI SECA
Está proibida a venda, distribuição e fornecimento de bebidas alcoólicas, de qualquer natureza, em qualquer horário e em qualquer estabelecimento comercial (inclusive essenciais), mesmo para a entrega via delivery. Os estabelecimentos deverão tirar os produtos das prateleiras ou isolar as áreas para que o público não tenha acesso.

SERVIÇOS NÃO ESSENCIAIS
Os serviços que não são considerados essenciais estão proibidos de realizar entregas na porta. Eles poderão trabalhar exclusivamente na modalidade delivery (entrega direto na casa do consumidor).

continua depois da publicidade

SERVIÇOS ESSENCIAIS
Os serviços considerados essenciais estão autorizados a funcionar com retirada no balcão das 5h às 20h, de segunda a sábado, e no domingo das 5h às 15h. Após estes horários, somente com delivery. Está mantida a proibição de consumo de bebidas ou alimentos nos estabelecimentos ou mesmo arredores.

CULTOS E MISSAS
Proibidos cultos, missas, batizados ou casamentos na modalidade presencial. Eles poderão ser realizados somente na modalidade on-line com a presença de no máximo 10 pessoas para organizar a transmissão.

SHOPPING, GALERIAS E MERCADOS
Nos shoppings e galerias comerciais só poderão funcionar supermercado, agência bancária, casa de câmbio e farmácia, consultórios ou clínicas de saúde. No mercado municipal poderão funcionar apenas as bancas de hortifruti-granjeiros, açougues, peixarias e mercearias.

EXAMES LABORATORIAIS E CIRURGIAS
Está suspensa a realização de exames laboratoriais e de imagem, salvo nos casos de urgência e de controle. Suspensas também as cirurgias eletivas, exceto as oncológicas ou pequenos procedimentos com anestesia local e que não necessitem de leitos.

MOTÉIS E DRIVE-THRU
O sistema drive thru está proibido e os motéis não poderão funcionar. Já os hotéis têm autorização para funcionar somente para receber trabalhadores da saúde, prestadores de serviços essenciais ou ser usado para isolamento Covid-19. Os estabelecimentos não podem receber turistas.