Prefeito eleito diz que turismo de Poços precisa de ousadia

Sérgio Azevedo se reuniu com representantes de entidades do setor

Em reunião ordinária realizada na tarde do dia 23 de novembro, na Casa dos Conselhos, os membros do Conselho Municipal de Turismo receberam a visita do prefeito eleito Sérgio Azevedo (PSDB) e do coordenador da equipe de transição, Celso Donato. Também participou do encontro o secretário de Turismo, Rômulo Vilella Filho.

CARTA ABERTA
A reunião foi pautada pela carta aberta entregue aos então candidatos à Prefeitura em setembro deste ano. O documento elaborado e aprovado pelos conselheiros lista uma série de sugestões e pede que a futura gestão construa uma sólida e saudável relação com o COMTUR, assegurando a sua continuidade como um órgão deliberativo, consultivo e de assessoramento.

Entre os pontos discutidos está a necessidade de se buscar junto à Codemig a assinatura do contrato de concessão das Thermas Antônio Carlos e do Balneário Dr. Mário Mourão, importantes equipamentos de saúde e bem-estar que impulsionam a atividade turística do município.

Também foi destacado que a atual administração conseguiu aumentar o faturamento com a criação de novos serviços e que tem trabalhado para a recolocação de Poços de Caldas no circuito sulfuroso e termal, o que mostra a importância dos prédios continuarem sob a administração municipal. Outras questões levantadas estão relacionadas ao Fundo Municipal de Turismo, bem como a criação de novas receitas, que podem surgir por meio de uma melhor exploração dos atrativos turísticos.

Do ponto de vista estratégico, os conselheiros reforçaram a importância de se ter um Plano Municipal de Turismo e uma Gestão Integrada, a fim de aperfeiçoar o turismo local. Ainda foi falado sobre o setor de eventos, que precisa de uma melhor estrutura para receber mais feiras e congressos, além da necessidade de repensar na forma como são realizados os eventos em parceria com a Prefeitura.

INOVAÇÃO E OUSADIA
Sérgio afirmou que o setor turístico precisa de inovação e ousadia e reforçou o seu compromisso de campanha de se construir um Centro de Convenções. Ele lembrou das estruturas turísticas que precisam de melhorias, como o Teleférico e o Recanto Japonês, e disse que a continuidade da volta do Trem Turístico depende da real disponibilidade de recursos por parte da Codemig e um estudo detalhado do projeto.

Para o presidente do COMTUR, Juliano Silva, o encontro foi importante para estreitar o relacionamento do conselho com a futura gestão, além de alinhar expectativas.

“Temos um bom diálogo com a atual administração e esperamos ampliá-lo com o governo do prefeito eleito Sérgio, que já demostrou abertura para isso ao participar da nossa reunião e propor um novo encontro em janeiro, já com o novo secretário de Turismo”, disse.

Participaram da reunião representantes do Poços de Caldas Convention & Visitors Bureau, Circuito Turístico Caminhos Gerais, SESC, ACIA, PUC Minas, Condephact, Sindicato de Hotéis e Secretaria de Turismo.