Prefeito corta orçamento de secretarias pela metade

Sérgio Azevedo diz que situação financeira da Prefeitura exige cortes

Com o propósito de reduzir as despesas da Prefeitura de Poços de Caldas, o prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) assinou decreto que estabelece normas para a programação da execução orçamentária e financeira da administração direta e indireta para o atual exercício, medida que, a rigor, corta em 50% o orçamento das secretarias municipais.

O decreto, que visa contingenciar, controlar as despesas, publicado ontem, de acordo com o prefeito, é uma medida de necessidade para assegurar a compatibilidade entre o ingresso de receitas e as despesas, para garantir o equilíbrio das contas públicas e a execução do programa de trabalho do governo.

Na semana que vem, na Câmara, ele pretende destacar o motivo de cortar o orçamento das secretarias para poder zerar o ano; detalhara a situação dos cofres municipais e reafirmará que este seu primeiro ano de gestão será difícil, uma vez que a situação financeira é gravíssima.

CONTRATOS
Entre outras medidas adotadas, o prefeito diz que vem tentando renegociar alguns contratos com as empresas que prestam serviços para a Prefeitura, sinalizando que alguns contratos, por conta dos valores exorbitantes, não terão nem negociação, pois serão rescindidos. A Prefeitura analisa contrato por contrato, avalia cláusulas de rescisão e multas.

Tem contrato, segundo o prefeito, que não prevê multa, embora não permita o seu rompimento sem que se faça um processo administrativo, beneficiando o prestador de serviços e nunca a Prefeitura.

BALANÇO
Após 31 dias da nova administração, o prefeito destacou o período como de aprendizado e realizações, com ênfase na valorização dos servidores.

“Foi um período de muito aprendizado, de estudos , levantamentos da situação real de cada secretaria para que, neste segundo mês, possamos viabilizar soluções para os problemas pontuais encontrados”, informa.

Quanto aos servidores, o prefeito pretende valorizá-los dentro de seu mandato, juntamente com seu vice, Flávio Faria (Rede). “Procuramos motivar nossos servidores e a população já sente isso nas ruas, pois eles já demonstram um maior engajamento e comprometimento com o serviço prestado”.

A meta, segundo o prefeito, é equipar as secretarias para que os serviços possam ser executados pela própria Prefeitura, sem a necessidade de terceirizações.