Preços sobem antes da Black Friday; confira quais produtos são mais atingidos

source
compra online arrow-options
Shuttersock

É importante ficar de olho nos preços para não cair em promoções falsas

Uma pesquisa realizada pelo comparador de preços JáCotei mostra que os valores dos produtos estão subindo no período que antecede a Black Friday , que ocorrerá em 29 de novembro. Em média, os preços subiram 5,7% no último mês – os dados foram coletados entre os dias 29 de setembro e 29 de outubro. 

O estudo analisou a variação de preço de 16 produtos, que são os mais buscados na plataforma. O produto campeão na variação de preços foi o micro-ondas, que subiu 11%, seguido da fralda, lavadora de roupas e impressora. A única categoria que registrou queda de preço durante o período foi a de notebooks , com redução de 0,4%. 

tabela arrow-options
Divulgação/JáCotei

Variação de preços por categoria

Black Fraude

Conhecida como ” Black Fraude ” ou ” metade do dobro “, essa estratégia feita por e-commerces se tornou comum durante a data. Aumentando o preço antes e dando descontos no dia da Black Friday , as empresas geram falsas promoções para atrair os consumidores. O lado bom é que quem compra já está com os olhos mais abertos em relação a isso. 

Leia também: Conheça 6 golpes que podem te fazer perder dinheiro e saiba como evitá-los

De acordo com Antônio Coelho, CEO do JáCotei, a Black Friday é a época do ano que a plataforma de comparação de preços tem mais acessos. “Isso mostra que os consumidores estão atrás de ferramentas que comprovem que ele está comprando o produto com o desconto real”, afirma. 

Como garantir o menor preço na Black Friday

O fato de os consumidores estarem de olho nos preços antes da Black Friday é uma boa garantia de adquirir descontos realmente bons na data. Para analisar as promoções, uma dica interessante é estar sempre de olho no histórico dos preços dos produtos. 

Leia também: Xô, Black Fraude: extensões do Google Chrome vão te mostrar o menor preço

Para isso, algumas plataformas geram gráficos fáceis de visualizar, dando para entender se os preços realmente caíram ou se é uma estratégia de vendas. Além do JáCotei , sites como  ZoomBuscapé fornecem esse serviço. Outra boa dica é instalar extensões no seu navegador , que indicarão as melhores promoções

Durante a Black Friday , também é importante estar atento a onde se compra. Para isso, é importante analisar a reputação da empresa em sites como Reclame Aqui  e Portal do Consumidor .