Secretário diz que PPP é a saída para alavancar turismo em Poços

Em evento, Ricardo Oliveira defende a aprovação do projeto

Na terça-feira, 4, representantes de grande parte do trade de turismo em Poços de Caldas estiveram presente no evento “Poços de Caldas – Destino Turístico Inteligente”, promovido pela Organização 101 Líderes no Palace Hotel.

O prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) acompanhou parte da programação, que incluiu uma participação do secretário municipal Ricardo Fonseca de Oliveira.

DIAGNÓSTICO
Ricardo realizou um diagnóstico do turismo no município, a partir de dados obtidos com pesquisas realizadas no Centro de Informações Turísticas (CIT).

Ressaltou, porém que é necessária a colaboração do setor hoteleiro da cidade, na captação de dados que possam colaborar para um retrato mais fiel da real demanda turística de Poços. Ele informou ainda que o setor emprega, hoje, 6 mil pessoas na cidade (empregos diretos), o que representa 12,36% da população.

Entre outras informações, Poços conta com o segundo parque hoteleiro do Estado, ficando atrás apenas de Belo Horizonte. Os pontos turísticos mais visitados são o teleférico, que já apresentou movimento de 92 mil pessoas em um único mês, seguido pelo Véu das Noivas, com 20 mil visitantes/mês. Ele ressaltou ainda a necessidade de capacitação da mão de obra local.

PPP
O secretário de Turismo reforçou que, diante da situação de crise econômica dos municípios e também do Estado, a saída para alavancar o turismo em Poços é o projeto de Parceira Público Privada para o setor, que se encontra na Câmara de Vereadores para discussão.

“Acreditamos que somente a iniciativa privada poderá dar o impulso necessário para que Poços volte a ser um dos destaques nos destinos turísticos nacionais, como foi no passado”. Durante o evento, o projeto recebeu o apoio da Organização 101 Líderes, por meio de seu presidente, Thiago de Paula Mariano.

PLATAFORMA DIGITAL
O seminário contou ainda com a participação do publicitário Adinan Nogueira, que apresentou uma proposta de uma plataforma digital que uniria todo o trade turístico, possibilitando informações aos turistas e também unindo os empresários que atuam no setor. O site seria não só informativo mas também um local para negócios entre os empresários e fornecedores do setor, promovendo toda a cadeia de negócios num verdadeiro market place do turismo na cidade.