Movimentos culturais locais podem se cadastrar

A Secretaria Municipal de Cultura prevê o cadastramento de 30 pontos

O Ministério da Cultura abriu cadastro para movimentos culturais de todo o país se autodeclararem Pontos de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura prevê o cadastramento de 30 pontos. Vale destacar que Ponto de Cultura pode ser qualquer entidade sem fins lucrativos, grupos ou coletivos com ou sem constituição jurídica, de natureza ou finalidade cultural, que desenvolvam e articulem atividades culturais em suas comunidades ou em redes. Suas ações atingem os mais diversos segmentos da cultura brasileira e estimulam novos arranjos econômicos. Para participar, representantes dos movimentos culturais devem acessar o link Cultura Viva, entrar na rede e preencher o cadastro.

ESTÍMULO
O cadastramento pretende estimular o intercâmbio, a articulação em rede, a economia solidária e colaborativa. A rede de Pontos de Cultura foi instituída pela Lei Cultura Viva e estará alocada em uma plataforma de integração e articulação, num ambiente de rede, de trocas de experiências, serviços, conhecimentos e informações. A partir da plataforma, os Pontos de Cultura poderão trocar informações, produtos e serviços entre si, ter acesso às políticas de fomento do Ministério da Cultura e de outros órgãos governamentais, manter um site próprio atualizado, acompanhar a execução de seu plano de trabalho e enviar informações sobre atividades desenvolvidas.

EXPECTATIVA
Aqui em nossa cidade, a Secretaria Municipal de Cultura em conformidade com a lei 9.037/2015 que cria o Sistema Municipal de Cultura no município, tem a expectativa de cadastramento de 30 pontos de cultura entre coletivos culturais, associações, institutos, movimentos, grupos teatrais, corpos artísticos ligados à dança, música, cultura hip hop, academia de letras e entidades de cultura popular e manifestações tradicionais.

AMPLIAÇÃO
Para o secretário municipal de cultura, João Alexandre Moura, a nova lei Cultura Viva democratiza e amplia o programa referente a pontos de cultura, fato que até 2013 nossa cidade não tinha acesso devido ao elevado IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), a partir da nova política do Ministério da Cultura a compreensão dos pontos de cultura vão além do IDH e leva em consideração a realidade de cada movimento cultural articulado e organizado em todo país, relata.

META
O Plano Nacional de Cultura tem como meta 15 mil Pontos de Cultura fomentados no Brasil até 2020. A rede de Pontos de Cultura, que hoje conta com cerca de 4.500 entidades culturais em todo o País, poderá, com a autodeclaração, chegar a 10 mil pontos de cultura reconhecidos até o fim do ano.