Poços terá sistema de monitoramento de desastres

Foi assinado um protocolo de intenções entre a Prefeitura e a Unifal

Foi realizado ontem, 18, o 1º Seminário de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais do Sul de Minas. O evento foi realizado pela Prefeitura  em parceria com a Unifal, com o Cemaden e com o Grupo DME.

A abertura do evento foi realizada na parte da manhã, e contou com a presença de diversas autoridades. Segundo o secretário de Defesa Social Luis Carlos Lima, o evento é importante, pois é um primeiro passo para que se aproxime a comunidade científica, o conhecimento técnico e a gestão pública.

“Este evento tem uma magnitude maior do que uma discussão técnica, porque ele dá o primeiro passo no sentido de um estudo local da estruturação de um sistema de monitoramento para o município de Poços de Caldas”.

Pouco antes do início dos pronunciamentos oficiais, foi assinado um protocolo de intenções entre a Prefeitura e a Unifal, que visa a criação do sistema de monitoramento e alerta de riscos e desastres naturais. Segundo a vice-reitora da universidade, Magali Benjamim de Araújo, é importante exaltar a parceria entre a Unifal e a Prefeitura.

“Nós entendemos que a partir do momento que a universidade se instala em uma cidade, a responsabilidade social da mesma extrapola os limites do campus. E fico muito feliz de ver que o nosso campus de Poços vem trabalhando conjuntamente com a Prefeitura. Esta não é a primeira vez e esperamos que as parcerias continuem cada vez mais sendo firmadas e realizadas”, disse.

Segundo o representante do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Celso Aluísio Graminha, o seminário é mais uma das ações que vão fazer a diferença na questão de prevenção de desastres na região.

“Esta parceria com a Prefeitura se iniciou com a visita do secretário Luis Carlos Lima no Cemaden, depois prosseguiu com a instalação dos pluviômetros na cidade e agora chegamos a esse evento que faz parte da continuidade de aprendizado e troca de ações que vão fazer a diferença na questão de prevenção e monitoramento de desastres naturais na região”, afirmou.

Para o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço (PT), a realização do seminário e a assinatura do protocolo de intenções são grandes passos para futuras prevenções de tragédias no município. “Para mim é uma honra muito grande estarmos assinando este protocolo com a Unifal, e participar deste evento, uma vez que nosso foco tem que ser a prevenção e estes são mais dois grandes passos para que tenhamos dados e informações que poderemos transformar em ações para evitarmos tragédias como a de janeiro, e assim economizar dinheiro e tempo”, apontou.