Poços tem médio risco de infestação do aedes

Foram localizados 73 focos de criadouro do mosquito na cidade

Durante a semana passada, os agentes de endemias da Vigilância Ambiental percorreram 3.565 imóveis de diversos pontos de Poços de Caldas para a realização do LIRAa – Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti.

O mosquito é o transmissor de dengue, zika e chikungunya. De casa em casa, os agentes vistoriaram as áreas, deram orientações aos moradores e destruíram potenciais criadouros do Aedes, como recipientes destampados e com água parada.

FOCOS
Os possíveis focos foram levados para o laboratório de entomologia da Secretaria Municipal de Saúde. A análise comprovou 73 focos de criadouros de mosquito positivos para o Aedes. O material foi encontrado em 56 imóveis, com maior incidência nas regiões Leste e Centro-Sul de Poços de Caldas.

O resultado dá um Índice de Infestação Predial – IIP, de 1,6%, o que coloca o município em médio risco para ocorrência de epidemia de arboviroses e situação de alerta, de acordo com classificação do Ministério da Saúde.

“O LIRAa é um indicativo de como está a infestação desse mosquito na cidade, então o foco das ações é na redução dos criadouros do mosquito, na fase larvária. Podemos dizer que o crescimento desse índice em relação ao último levantamento já era esperado diante do período de muita chuva e muito calor que estamos vivendo”, explicou Jorge Miguel Ferreira do Lago, coordenador da Vigilância Ambiental. Na última pesquisa, realizada em outubro de 2018, foi confirmado baixo risco.

Segundo o levantamento deste mês, 75% dos focos foram encontrados em residências. Já 71,3% do total encontrados foram classificados como depósitos móveis e depósitos passíveis de remoção.

“Esses depósitos móveis são vasos, frascos de planta, recipiente de degelo de geladeira e bebedouros de animais, enquanto que os passíveis de remoção são pneus, materiais recicláveis, lixo, garrafas ou latas”, esclareceu Jorge.


Faça uma assinatura trimestral digital do Jornal da Cidade por apenas R$ 30 e ganhe 2 ingressos para qualquer sessão no Centerplex Cinemas. Pague por Paypal: e rápido, fácil e seguro!

Compre a edição digital do dia por apenas R$ 1! Pague por Paypal: e rápido, fácil e seguro!