Poços tem a melhor cobertura em saúde em Minas

Estudo do governo de Minas coloca o município em primeiro lugar no ranking de cobertura em saúde

Poços de Caldas ficou em primeiro lugar em um estudo do governo de Minas sobre a cobertura em saúde no Estado.
“SUS – Municípios com a mais completa estrutura de Serviços de Saúde e a mais alta efetividade” é o nome do estudo que conferiu a Poços de Caldas o primeiro lugar, dentre os municípios com melhor cobertura em saúde, com a mais completa estrutura de serviços de saúde e a mais alta efetividade considerando indicadores, parâmetros, índices de acesso e método de seleção na atenção básica, média e alta complexidade hospitalar, para população própria exclusivamente SUS.

A divulgação foi oficializada pela Deliberação CIB-SUS/MG Nº 3.071 de 4 de dezembro de 2019 da Secretaria de Estado de Saúde.

RANKING TOP 8
Poços de Caldas figura em primeiro lugar, com pontuação de 0,95. Na sequência vem Belo Horizonte, com 0,947 pontos. Em terceiro está Divinópolis, com 0,93, seguido de Alfenas com 0,924.

Em quinto lugar aparece Muriaé com 0,919; em sexto, Uberaba, com 0,911; seguido de Ipatinga com 0,91 e de Ponte Nova, com 0,881. A escala do levantamento vai de 0 a 1.

“Sem dúvidas esta é uma notícia muito gratificante. Desde que assumi, coloquei a Saúde como prioridade e a partir daí fizemos diversas ações que comprovam isto. Zeramos as filas das cirurgias de catarata e das consultas oftalmológicas, zeramos também filas de exames, ampliamos atendimentos e buscamos constantemente melhorias com este objetivo de impacto positivo na assistência prestada”, disse o prefeito Sérgio Azevedo (PSDB).

No ranking estão os municípios mineiros mais bem qualificados e que possuem habilitação em Alta Complexidade em Cardiologia. Os dados estão em estudos realizados por Afonso Teixeira dos Reis, médico, mestre em Saúde Pública, servidor da Gerência de Regulação e Atenção Hospitalar – SMSA de Belo Horizonte. Ele também foi coordenador técnico do Programa de Saúde Suplementar da ANS e coordenador geral de Monitoramento e Avaliação do Ministério da Saúde.


Assine agora e ajude a manter o jornalismo independente e de qualidade!