Poços registra mais uma morte por Covid-19

Homem de 75 anos estava internado na UTI após ter viajado para o Chile em março


Faleceu na tarde desta quinta-feira, 23, o paciente de 75 anos que estava internado em uma Unidade de Terapia Intensiva em Poços de Caldas.

Este foi o segundo caso positivo do Novo Coronavírus (Covid-19) no município. O paciente, que testou positivo para a Covid-19, apresentou os primeiros sintomas após retornar de uma viagem feita ao Chile, no mês passado. Com o falecimento, esta pode ser a terceira morte por Covid-19 na cidade.

O segundo óbito foi o de um paciente de 67 anos que apresentou sintomas gripais: febre, tosse, coriza e dificuldade para respirar, após chegar de uma viagem ao Caribe, no mês passado e testar positivo para a Covid-19. Este óbito já figura nas estatísticas da Secretaria Estadual de Saúde.

O primeiro óbito foi o de um homem de 74 anos, que apresentou sintomas gripais após voltar de um cruzeiro pelo Caribe. O exame analisado pela Funed (Fundação Ezequiel Dias), em Belo Horizonte, testou negativo para Covid-19.

No entanto, um teste rápido feito pela Secretaria Municipal de Saúde teve resultado positivo para Covid-19. O serviço funerário e a família foram orientados a proceder com o velório e o sepultamento, adotando os cuidados recomendados para a Covid-19.

O caso foi informado à Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais que por enquanto o classifica como um óbito em investigação.

SITUAÇÃO EM POÇOS
Mais dois casos confirmados foram incluídos na atualização desta quinta-feira, 23. Agora, são 12 pacientes que testaram positivo para a Covid-19 no município.

Destes, seis já cumpriram o período de quarentena, evoluíram bem e são considerados curados. Quatro seguem em isolamento domiciliar e dois se referem a óbitos confirmados na cidade. Até o momento, são 532 suspeitos notificados no município, dos quais 332 tiveram a investigação concluída: 32 por exame laboratorial com resultado negativo para Covid-19 e 300 que receberam alta por critério clínico.

São 188 casos suspeitos em investigação, dos quais: 182 seguem em isolamento domiciliar, casos leves sem indicação de realizar exame, conforme o Ministério da Saúde. Um paciente segue internado em ala, quatro pacientes internados em UTI e um óbito permanece em investigação.

INFORME EPIDEMIOLÓGICO
Segundo o Informe Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, nesta quinta-feira, 23 e apresentado no site www.saude.mg.gov.br/coronavirus “Distribuição dos casos de COVID-19 em Minas Gerais”, no Estado são 84.871 notificações; 77.775 casos suspeitos; 1.308 confirmados; 5.737 descartados e 51 óbitos por Covid-19 confirmados no Estado.