Poços reforça barreiras devido a feriados paulistas

Objetivo é evitar a entrada de visitantes do local onde está o epicentro da pandemia


A Prefeitura determinou, em decisão conjunta com o comando da Polícia Militar e Guarda Municipal, a realização de uma força-tarefa com o objetivo de reforçar as barreiras nas entradas de Poços de Caldas.

A força-tarefa teve início às 19h de ontem, 20, e segue até às 7h de terça-feira, 26. A ação foi motivada após decisão do prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), de antecipar dois feriados municipais para esta semana. O objetivo é encadear seis dias com altas taxas de isolamento social para que a transmissão do vírus seja contida na capital paulista.

Com isso, as autoridades locais, prevendo um fluxo maior de pessoas vindo de São Paulo para Poços, determinou o reforço nas barreiras, como forma de prevenção à disseminação do Covid-19 na cidade.

AÇÕES
As ações da força-tarefa foram decididas durante reunião na manhã de ontem no gabinete do prefeito Sérgio Azevedo (PSDB), com representantes da Polícia Militar, Guarda Municipal e os secretários de Governo, Celso Donato (PSDB), e de Defesa Social, Rafael Tadeu.

Entre as medidas tomadas, está a construção de barreiras físicas para impedir o acesso às estradas vicinais da cidade.

Serão colocadas manilhas ou barreiras de terra para fechar entradas pela rodovia Geraldo Martins Costa (rodovia do Contorno), dos bairros Jardim Kennedy e São Bento, na Zona Sul; na entrada pela Avenida Leonor Furlaneto Delgado (estrada da Cachoeirinha), na Zona Leste; na entrada da estrada Alcifrino Leite Miranda (Parque Primavera/Pedreira), no entroncamento com a BR-146 (Poços/Botelhos) na altura da ponte do Rio Pardo, na Zona Leste; na rua Sebastião do Prado Luz, no entroncamento com a avenida Wenceslau Braz, também na Zona Leste.

Estas barreiras vem se somar às outras barreiras já existentes: no Bortolan, próximo à Danone; na Zona Sul, próximo à represa Saturnino de Brito; e na saída para o Sul de Minas, próximo à entrada do bairro Parque Pinheiros.

MAIS AGENTES
As barreiras sanitárias implantadas pela Prefeitura serão reforçadas com mais agentes de segurança empenhados na ação.

De acordo com o capitão PM, Marcus Leandro Silva, a ação da policial será no sentido de dar suporte 24 horas à Guarda Civil Municipal, na abordagem de veículos. “O objetivo é restringir ao máximo o acesso à cidade, com foco na saúde dos moradores”, disse.

O diretor da Guarda Municipal, inspetor Marcelo Bastos, pede a colaboração da população, porque, apesar do aumento do efetivo durante o período da força-tarefa, um número maior de carros será averiguado, o que pode causar alguma lentidão no trânsito próximo às barreiras de fiscalização.

Ele informa ainda que qualquer dano às barreiras físicas será enquadrado como dano ao patrimônio público, e o responsável pode responder a processo. A GM solicita ainda que os condutores de Poços portem sempre um comprovante de residência na cidade, mesmo que o carro seja licenciado no município.

BARREIRAS DA ZONA SUL
O reforço na fiscalização das entradas da cidade conta também com mais uma barreira sanitária formada por com agentes da Guarda Municipal e da Polícia Militar na entrada da Zona Sul de Poços de Caldas, próximo à rotatória da represa Saturnino de Brito.

Já existe uma barreira sanitária na região, também localizada próxima à represa, no sentido ao Centro. Desta maneira, a região passa a contar com dois bloqueios. Além disto, a Prefeitura fechou entradas pela rodovia Geraldo Martins Costa (rodovia do Contorno), dos bairros Jardim Kennedy e São Bento, com manilhas.