Poços receberá 7,5 mil testes rápidos de Covid-19

Testes estão sendo encaminhados às Unidades Regionais de Saúde por meio dos Correios

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) iniciou nesta quarta-feira, 2, o envio aos municípios de 1.306.320 testes de diagnóstico rápido de Covid-19.

O objetivo é manter a expansão do diagnóstico da Covid-19 em larga escala, a fim de monitorar a situação epidemiológica e direcionar  esforços para a contenção da pandemia no Estado.

continua depois da publicidade

Os testes estão sendo encaminhados às Unidades Regionais de Saúde (URSs) por meio dos Correios, estimando-se um prazo de entrega de 48 horas. As URSs farão a distribuição para os municípios que se encontram sob a respectiva região de abrangência.

Para Poços de Caldas, está prevista a chegada de 7,5 mil testes. Desde o início da pandemia, a SES-MG disponibilizou para os municípios um total de 2.659.580 testes rápidos para a detecção de antígeno SARS-CoV-2. Além disso, são realizados testes RT-PCR na rede pública de laboratórios referenciados do estado.

Os testes rápidos de antígenos em distribuição deverão ser utilizados na testagem dos casos suspeitos de Covid-19, mesmo aqueles com a forma leve da doença.

Considerando o cenário epidemiológico dos casos de síndrome gripal em Minas Gerais, recomenda-se aos gestores municipais de saúde que direcionem o uso dos testes rápidos de antígeno dentro dos eixos da atenção primária à saúde (APS), atenção especializada à saúde (AES), subsistema de saúde indígena (SasiSUS) e da vigilância em saúde.