Poços recebe seringas agulhadas para vacinação contra Covid-19

Caixas contendo 54.710 unidades já estão de posse da Secretaria Municipal de Saúde


Poços de Caldas já conta com seringas e agulhas destinadas à fase inicial da campanha de vacinação contra a Covid-19.

O município recebeu do governo estadual 54.710 unidades. As 229 caixas vieram da Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre.

No início da semana, o governador Romeu Zema esteve em Varginha para vistoriar o primeiro lote de seringas e agulhas que foi enviado para a macrorregião. Ao todo, a regional recebeu 300 mil unidades.

Além das seringas, o Governo de Minas adquiriu 617 câmaras refrigeradas para o armazenamento das vacinas. A estratégia começou a ser elaborada em setembro do ano passado, por meio do Plano de Contingenciamento para Vacinação contra a Covid-19.

Já a previsão do Governo Federal é de que a Campanha Nacional de Vacinação comece ainda este mês ou no início de fevereiro. Na primeira etapa, devem ser vacinados idosos, profissionais de saúde e indígenas.

Duas vacinas estão aguardando liberação para uso emergencial, temporário e experimental: a Coronavac, desenvolvida pela chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan, e a vacina da AstraZeneca/Oxford, testada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).