Poços passa a ter Centro de Solução de Conflitos

Cejusc proporciona celeridade, produz a paz social e conduz à justa solução de conflitos

Com o objetivo de incentivar a cultura do diálogo, fomentar a pacificação social e estimular os métodos alternativos de solução de conflitos, mais um Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) foi inaugurado manhã de ontem, em Poços, em solenidade de instalação que aconteceu no Fórum da Comarca, com a presença de várias autoridades.

Diretor do foro da comarca, o juiz Maurício Ferreira Cunha avalia que como forma de propiciar tratamento adequado aos problemas jurídicos e conflitos de interesses disso decorrentes, certos mecanismos de solução de conflitos têm se mostrado realmente eficazes e satisfatórios, em especial a conciliação e a mediação, que ele considera “instrumentos concretos de pacificação social, solução e prevenção de litígios, além de contribuírem para uma redução sensível da quantidade de processos que hoje compõem o acervo do Judiciário”.

A juíza Teresa Conceição Lopes Azevedo, que irá coordenar a unidade, destaca que o Cejusc proporciona celeridade, produz a paz social e conduz à justa solução de conflitos, além de representar a oportunidade de o cidadão ser ouvido e de dialogar com a parte com quem possui o impasse.

O Executivo cedeu o espaço onde a unidade foi instalada, a PUC/Minas, que por meio de convênio fornecerá estagiários, e a Polícia Militar indicou voluntários que já atuaram no centro de conciliação da instituição.

Em Poços, o Cejusc irá concentrar as audiências e as sessões de conciliação e mediação, processuais e pré-processuais, e também o serviço de atendimento e orientação ao cidadão. A unidade funcionará na rua Minas Gerais, esquina com a rua Pernambuco, próximo ao Fórum da Comarca.