Poços não corre risco de surto de meningite, diz Secretaria

Bebê de 9 meses teve morte confirmada na cidade

A Fundação Ezequiel Dias em Belo Horizonte, confirmou no final da tarde de ontem, 19, por meio da análise do líquor, o líquido cerebroespinhal, o diagnóstico de meningite bacteriana do tipo meningocócica, para o bebê de nove meses, que faleceu na madrugada desta terça-feira na cidade.

A criança estava internada no Hospital Poços de Caldas desde sábado, 16. A doença foi causada pela bactéria Neisseria Meningitidis, no entanto, o sorotipo só deve ser divulgado pela Funed, em duas semanas. Esta informação é importante para verificar se o tipo da meningite que acometeu o bebê consta ou não, na imunização oferecida pelo SUS. A criança estava com o cartão de vacinação em dia.

A Vigilância Epidemiológica acompanhou o caso desde o domingo, 17, quando foi notificada. Como parte de um procedimento padrão para casos de suspeita de meningite bacteriana meningocócica, foram adotadas medidas de quimioprofilaxia medicamentosa para pessoas que tiveram contato direto com o bebê. A criança não frequentava nenhuma instituição de ensino.

SÉRIE HISTÓRICA
Na série histórica, de 2007 a 2019, consta o registro de 86 casos de meningite no município. Destes, 15 evoluíram para óbito, no período, sendo nove por meningite bacteriana. Em 2019, esta é a segunda morte registrada pela doença, em Poços. Em fevereiro, um homem de 25 anos morreu, vítima de meningite viral.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que não há situação que configure surto no município, já que os dois casos registrados são isolados e não possuem ligação. A equipe da Secretaria de Saúde também se solidariza com a família do bebê, neste momento de dor.

Sintomas e Prevenção
Febre, vômito, convulsão, mal estar, náusea, dor de cabeça, rigidez na nuca e no pescoço, aumento da sensibilidade à luz, fadiga e confusão mental são os principais sintomas da meningite, que pode ser viral, bacteriana, de parasitas e por fungos.

Com quadro clínico normalmente grave, é fundamental procurar atendimento médico o mais rápido possível, no aparecimento dos primeiros sintomas. Outras formas de prevenção incluem evitar aglomerações e manter os ambientes ventilados e limpos.

Vacinação
A meningite é uma síndrome que pode ser causada por diferentes agentes infecciosos. Para alguns destes, existem medidas de prevenção primária, como vacinas. Em Poços, a cobertura vacinal em 2018, ficou em 81%, o que reforça a importância dos pais ou responsáveis, de levarem as crianças e os adolescentes a uma sala de imunização do município, para atualização do cartão.

As doses estão disponíveis o ano inteiro. São 18 pontos de vacinação, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.


Faça uma assinatura trimestral digital do Jornal da Cidade por apenas R$ 30 e ganhe 2 ingressos para qualquer sessão no Centerplex Cinemas. Pague por Paypal: e rápido, fácil e seguro!

Compre a edição digital do dia por apenas R$ 1! Pague por Paypal: e rápido, fácil e seguro!