Poços e Águas da Prata assinarão carta de intenções do trem turístico

Prefeituras articulam em conjunto para reativação do projeto


Uma nova tentativa de reativação do passeio turístico via linha férrea entre Águas da Prata e Poços de Caldas acaba de acontecer.

No passado, várias tentativas foram feitas por ambas as cidades, mas sem resultado. Desta vez, o objetivo tem mais chances de ser alcançado, já que o governo de Minas está desenvolvendo o Plano Estratégico Ferroviário, que prevê que Poços de Caldas tem dois trechos contemplados: Poços-Campinas (linha de passageiros) e Poços-Águas da Prata (trem turístico).

INTERESSE
O prefeito de Águas da Prata, Carlos Henrique Fortes Dezena, e a secretária Municipal de Turismo e Cultura, Luciana Sargaço, se reuniram na manhã de ontem, 3, com o secretário municipal de Turismo de Poços de Caldas, Ildeu Pereira, com o diretor de Turismo, Israel de Souza Pereira, e com o engenheiro Manoel Pereira de Mello Filho para discutir a questão.

MANIFESTAÇÃO FORMAL
A Prefeitura de Poços quer uma manifestação for-mal da Prefeitura de Águas da Prata sobre a intenção da reativação do trem turístico que faz a ligação entre as duas cidades. Uma carta de intenções já está sendo providenciada.

“Ficamos felizes com a visita e muito empolgados. Desta vez, o interesse parte do governo de Minas, o que nos dá mais esperança de que o projeto pode ser executado. É uma notícia esperada há muitos anos pelos pratenses e estamos empenhados, mais do que nunca nessa questão, junto com a prefeitura de Poços”, disse o prefeito Carlos Henrique Dezena.

VISTA
O passeio corta parte da Serra da Mantiqueira, justamente o trecho que liga o centro de Águas da Prata com a Estação Fepasa/Mogyana, em Poços de Caldas. A paisagem deslumbrante e o charme de uma viagem de trem fazem do passeio algo especial.

Para a secretaria de Turismo e Cultura pratense, a ideia vem de encontro com empenho da Prefeitura de Águas da Prata em conseguir a posse da Estação Ferroviária da cidade, que hoje é de propriedade da União, o que impede que a Prefeitura faça investimentos e intervenções no local.

ESTRUTURA
Caso o projeto se concretize, é imprescindível que a Prefeitura tenha a posse do imóvel para que obras de infraestrutura adequadas, considerando as características da construção, sejam promovidas no local como área de alimentação e promoção de artesanato, por exemplo.

PRÓXIMO PASSO
Depois da formalidade de intenções entre as Prefeituras, a próxima etapa é comunicar ao governo de Minas sobre o interesse pratense no projeto, o que deve acontecer nos próximos dias.

APOIO PAULISTA
O prefeito Carlos Henrique disse que já está agendando uma reunião com Marco Vinholi, secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, para tratar do assunto.

“Vou me empenhar para que o governo paulista também colabore e assim tenhamos um esforço conjunto de Minas e São Paulo para que esse projeto se realize”, finalizou.