Poços cria novas vagas de emprego, mas segue com saldo negativo

Após um começo de ano ruim, Poços está se recuperando na geração de empregos

Os dados mais recentes divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, relativos ao terceiro trimestre do ano, mostra saldo negativo na geração de empregos nas 10 maiores cidades do Sul de Minas.

Enquanto no semestre foram geradas 4.824 vagas de trabalho somente na agropecuária, nos últimos três meses, com o fim da colheita do café, 3.826 dessas vagas foram cortadas.

O setor impactou negativamente as estatísticas. Mas em 2017, a geração de empregos segue positiva nas maiores cidades da região, com saldo positivo de 5.228 vagas de trabalho. Apenas no terceiro semestre, por conta do impacto citado, 1.286 postos de trabalho foram fechado.

Já comércio e a indústria estão em plena recuperação. O comércio chegou ao segundo trimestre consecutivo de geração de empregos positiva, enquanto a indústria se recuperou da baixa sofrida entre os meses de abril e junho. O setor de serviços é o único que apresenta geração positiva na região desde o início do ano.

CIDADES
Pouso Alegre e Varginha apresentam a melhor geração de empregos entre as 10 maiores cidades da região no ano, com saldo positivo de 1.094 e 1.046, respectivamente.

Alfenas vem a seguir, com 906. A quarta colocada é Três Pontas, com 731 vagas. São Sebastião do Paraíso, com 540 vagas, vem a seguir. A sexta posição fica para Passos, com 478 vagas. Itajubá, com 414 vagas, é a sétima. Em oitavo, aparece Lavras, com 86 vagas abertas de saldo. Em nono, Três Corações, com saldo negativo de -4.

Poços de Caldas, em 10º lugar, é a cidade com o pior saldo entre as maiores, com -63 vagas. No entanto, a cidade está em recuperação. Após um saldo negativo de -629 no primeiro trimestre, Poços mostrou recuperação e fechou o segundo trimestre do ano com um expressivo saldo positivo de 369 vagas.

O terceiro semestre também foi positivo, com 197 vagas. Por conta do desempenho ruim no começo do ano, o saldo ainda é negativo. Mas mostra que a cidade está recuperando o fôlego na geração de empregos.