Poços conta com 256 leitos hospitalares do SUS

O número de leitos hospitalares para internações através do SUS vem sendo debatido na Câmara

O número de leitos hospitalares para internações através do SUS em Poços de Caldas é um assunto que vem sendo discutido há bastante tempo na Câmara Municipal.

Através de requerimentos encaminhados ao Executivo, o vereador professor Flávio Faria (Rede) questionou em diversas ocasiões a possibilidade de firmar parecerias com os Governos Estadual e Federal para suprir a demanda  existente no município.

No início desse ano, em resposta ao último requerimento apresentado pelo parlamentar, a Secretaria Municipal de Saúde informou que ainda existe um déficit de leitos, principalmente nas clínicas médica e cirúrgica.

LEITOS
Ainda de acordo com informações da administração, o município conta hoje com 256 leitos disponíveis ao SUS, sendo 116 leitos gerais e 17 leitos de UTI no Hospital da Santa Casa e 98 leitos gerais e 25 leitos de UTI no Hospital Santa Lúcia. Esses números, segundo a Secretaria, são os mesmos desde às últimas respostas enviadas à Câmara.

Sobre a possibilidade de ampliação, o Executivo esclareceu que, no momento, o Ministério da Saúde tem apoiado a criação de novos leitos para comporem a Rede de Urgência e Emergência e, neste caso, Poços de Caldas já busca novos recursos para aumentar as vagas nos hospitais credenciados em 2016. Há um cronograma para aumentar os leitos de retaguarda, de AVC e UTI, sendo 15 na Santa Casa e 35 no Santa Lúcia, com aporte de recursos federais.

Em todos os requerimentos encaminhados à Prefeitura, o vereador Flávio Faria destacou o crescente número de atendimentos na área da saúde, inclusive de pacientes vindos de outras regiões do Sul de Minas, e a preocupação com a qualidade do serviço oferecido na cidade. “A Câmara tem se manifestado sobre o tema em diversas oportunidades. Desde 2012, venho buscando dados a respeito do número de leitos e das providências tomadas para resolver ou amenizar o problema”, destacou.

INTERNAÇÃO HOSPITALAR
Outro assunto abordado pelo vereador foi com relação à execução do projeto de internação domiciliar. Segundo esclareceu a Secretaria, existe uma equipe habilitada junto ao Ministério da Saúde para atuar em Poços. Atualmente, essa equipe conta com uma médica, uma técnica de enfermagem, uma enfermeira e um fisioterapeuta, que realizam atendimentos de rotina e procedimentos diversos, como curativos, glicemia capilar, administração de injetáveis e aferição de pressão.

Para o legislador, a internação domiciliar apresenta inúmeros benefícios, dentre eles a disponibilidade de mais leitos hospitalares. “Esse projeto é de extrema importância, pois além de viabilizar um número maior de leitos existe, ainda, a questão da assistência individualizada, do maior envolvimento da família ao tratamento e da redução de infecções hospitalares. A situação em Poços com relação aos leitos hospitalares precisa caminhar e esperamos que as ações do poder público sejam efetivadas em um curto período de tempo”, declarou.