Por que é tão importante fazer o planejamento de uma obra?

As arquitetas Carolina Galhardo e Lizia Santucci abordam neste artigo a importância de fazer o planejamento antes de se iniciar uma obra.

O bom planejamento de uma obra, elaborado minuciosamente antes do início da mesma, traz diversos benefícios a sua execução, no atendimento aos prazos assim como possíveis e grandes economias, baseadas no orçamento prévio da construção. Mas afinal, sobre o que exatamente estamos falando? Vamos lá!

Orçamento de obra consiste em visualizar e esquematizar os custos por atividade antes que a ela seja iniciada. Possui informações físicas e financeiras dos serviços que serão realizados e estima esses custos com base em projetos, encargos, memoriais descritivos, entre outros.

Quanto mais específico, mais útil se torna o orçamento quanto a referência durante o andamento da obra e a negociações de preços e prazos com fornecedores. Planejamento de obra é o estabelecimento das metas e dos procedimentos necessários para atingi-las. É responsável por demonstrar o tipo de atividade a ser executada, quando executa-la, assim como os sistemas construtivos e os recursos a ser utilizados.

REDUÇÃO DE CUSTOS
O planejamento tem a finalidade de reduzir o custo e a duração dos projetos e as incertezas relacionadas aos seus objetivos. Quando bem desenvolvido, ele tem sua importância aumentada na sociedade em que tem-se pouca disponibilidade de recursos, instabilidade no mercado, entre outros obstáculos.

Como resultado do orçamento e do planejamento, temos o cronograma da obra, que permite a organização do empreendimento, do começo ao fim de cada etapa da construção, tornando possível definir as prioridades da mesma. Sua elaboração conta com a participação de diferentes profissionais, como proprietário ou incorporador, engenheiro, mestre de obras, orçamentistas e compradores.

Proporciona a todos os envolvidos o monitoramento das atividades e o controle dos gastos relacionados, possibilitando negociações com fornecedores e possíveis decréscimos no custo final. De acordo com Peter Drucker, Planejar é “Preparar-se para o inevitável, prevenindo o indesejável e controlando o que for controlável”.

Planejar é essencial ao sucesso de um empreendimento. Portanto, conte sempre com a ajuda de um profissional da construção civil para se programar e manter-se competitivo em um mercado cada vez mais concorrido.

* Carolina Galhardo e Lizia Santucci são arquitetas e urbanistas do Escritório Oca Arquitetura (rua Pernambuco, 789, Centro). E-mail: ls_arquitetura@hotmail.com