Secult defende pintura polêmica em exposição na Urca

O desenho mostra um beijo entre Batman e Superman

O Espaço Cultural da Urca recebe a segunda edição da Expo Arte, que conta com pinturas sobre tela produzidas pelos alunos da oficina de pintura do campus de Poços de Caldas do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSuldeMinas).

São dezenas de telas, com diversos temas. Os quadros foram produzidos através de técnicas de óleo, aquarela e acrílico sobre tela. O projeto de extensão em formato de oficina foi ministrado pelo professor de Artes do campus local, Márcio Bess.

A exposição segue até segunda-feira, 6, e a visitação é aberta ao público diariamente, do 12h até às 18h.

POLÊMICA
Um dos trabalhos em exposição gerou grande polêmicas nas redes sociais. A pintura mostra o beijo de dois super-heróis, Batman e Superman, tendo suas capas com as cores que representam a causa LGBT.

A partir do momento em que a uma foto da tela foi tirada e compartilhada nas redes sociais, a polêmica teve início, com pessoas se posicionando contrárias e favoráveis ao trabalho.

Diante da repercussão, a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) se posicionou através de uma nota oficial, em que “manifesta-se em favor da liberdade de expressão artística e reafirma seu compromisso em promover ações de valorização da arte, da diversidade, do respeito à todas as crenças, etnias, orientações sexuais, posicionamentos políticos e demais manifestações de pensamento e relações humanas”.

Retomando o tema do Julhofest 2017, a Secult diz acreditar “no poder da cultura e na força da arte para derrubar muros de preconceito, intolerância, extremismos e censura”.

Segundo a Secult, após receber “diretamente diversas manifestações contrárias a permanência de algumas pinturas na exposição, diante das quais nos posicionamos sempre a favor da permanência das mesmas, ainda que a decisão final fosse da curadoria da instituição responsável pelos trabalhos”.

A pintura chegou a ser retirada de exposição momentaneamente, por decisão do próprio IFSuldeMinas, que entendeu “que seria a atitude correta para preservar a autora da produção”. No entanto, a decisão foi repensada e a pintura voltou à exposição. A tela está disponível para visitação pública.

“Nossos verdadeiros heróis: os artistas, fazedores e ativistas culturais, todas as pessoas que criam e se expressam, seguem em luta para a construção de uma sociedade mais humana, fraterna, justa e democrática. Sigamos todos juntos! Retrocessos nunca mais”, completa a nota da Secult.