Pediatria da UBS Regional Sul é transferida para Núcleo de Especialidades

Objetivo é otimizar o fluxo de atendimento na Unidade Básica de Saúde Regional Sul

Como forma de otimizar o fluxo de atendimento na Unidade Básica de Saúde Regional Sul, no bairro São Sebastião, em Poços de Caldas, a pediatra que atendia no local foi transferida para o Núcleo de Especialidades do Cohab, ao lado do Hospital Margarita Morales.

Como o próprio nome diz, o Núcleo é para atendimentos especializados e atualmente presta serviços de reumatologia, cardiologia, pré-natal especializado, ginecologia, psicologia, pediatria, otorrinolaringologia e eletrocardiograma.

Os casos são encaminhados para o Núcleo de Especialidades, após avaliação dos médicos das UBSs. A pediatra que realizava atendimentos na UBS Regional Sul continua realizando o mesmo número de atendimentos no Núcleo da Cohab. Sendo assim, quando o médico da Estratégia de Saúde da Família julgar necessário, é realizado o encaminhamento para avaliação especializada.

EQUIPE MULTIDISCIPLINAR
A Estratégia de Saúde da Família (ESF) exige o estabelecimento de uma equipe multiprofissional composta por, no mínimo, médico generalista ou especialista em Saúde da Família, ou médico de Família e Comunidade; enfermeiro generalista ou especialista em Saúde da Família; auxiliar ou técnico de enfermagem; e agentes comunitários de saúde. Transferir o atendimento pediátrico para o Núcleo de Especialidades, além de atender à legislação vigente, é uma maneira de organizar e melhorar os serviços prestados à população.

Os médicos da ESF realizam atendimentos a todos os pacientes da área, resolvendo até 80% dos problemas de saúde da população. Nas equipes com a ESF são realizados atendimentos como puericultura (acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança de 0 a 2 anos de idade), pré-natal, consultas médicas, consultas de enfermagem, coleta de papanicolaou, testagens de hepatites, HIV, sífilis, além de teste do pezinho. Atendimentos como curativos, retirada de pontos e inalação também são feitos nas UBSs, que ainda fazem a dispensação de alguns tipos de medicamentos.

Além disto, pediatras e ginecologistas não fazem parte da equipe mínima da ESF, conforme a portaria nº 2488, de 2011, do
Ministério da Saúde. Portanto, a Prefeitura justifica que transferir o atendimento pediátrico para o Núcleo de Especialidades,
além de atender à legislação vigente, é uma maneira de organizar e melhorar os serviços prestados à população.

Em Poços, das 36 UBSs, 33 fazem parte da Estratégia de Saúde da Família, o antigo Programa Saúde da Família – PSF. Os casos com maior complexidade são encaminhados pelos médicos e enfermeiros da ESF aos especialistas da rede, por meio de consultas agendadas no Núcleo de Especialidades. Em Poços são quatro: Cohab, Esperança, Hospital Zona Leste e Policlínica Central.