Pautas sociais, ambientais e de governança chamam a atenção para a ESG

O consumo está sendo cada vez mais impactado no sentido de “quem faz e como faz”. É o que sugere um estudo da agência de pesquisa norte-americana Union + Webster, divulgado pela Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná).

De acordo a pesquisa, 87% dos consumidores entrevistados dão preferência a empresas com compromisso socioambiental.

A análise também mostra que 70% dos entrevistados, inclusive, não se importam em pagar um pouco mais por produtos ou serviços de corporações atentas à questão socioambiental.

continua depois da publicidade

Paralelamente, um levantamento conduzido pela Nielsen Holdings revelou que 62% das pessoas preferem trabalhar e 59% priorizam investir em negócios com responsabilidade social.

A sondagem, realizada em 50 países, também descobriu que 66% dos consumidores preferem comprar produtos e serviços de empresas que tenham programas que contribuam com a sociedade.

Luiz Otávio Goi Junior, especialista que faz parte do FestQuali, acredita que a facilidade de informação tem motivado esse olhar mais preocupado da sociedade sobre as marcas que consome.

“Hoje, é muito mais fácil ter acesso a dados sobre os problemas ambientais e sociais do que no passado, assim como sobre suas causas”, disse.

Para Goi Jr., elementos como a fragilidade social, que foi potencializada com a chegada da pandemia de Covid-19, e a indignação do público geral com os escândalos de corrupção em empresas e instituições de renome também trouxeram a sociedade para “a roda de conversa”.

Com isso, prossegue o especialista, também veio à tona a necessidade de discussão sobre os impactos das empresas e marcas e sobre a opção de escolha de quem busca não fazer parte de impactos negativos da ESG (Environmental, Social e Governance, na sigla em inglês – Ambiental, Social e Governança, em português).

A abordagem é utilizada para avaliar e nortear ações de corporações em prol de objetivos sociais e práticas voltadas ao meio ambiente.

continua depois da publicidade

Empresas devem se posicionar
Goi Jr. chama a atenção para o fato de que o comportamento de uma sociedade cada vez mais consciente exige uma resposta assertiva por parte das corporações.

“As empresas devem criar programas estratégicos internamente para que possam se alinhar a essas demandas no mercado, que são crescentes”, avalia.

Segundo o especialista, a ação principal nas empresas deve estar conectada a entender quais são os impactos gerados junto às partes interessadas, denominados “stakeholders”, e oferecer uma resposta a esses impactos de forma proativa.

“As empresas, principalmente no Brasil, esperam muito a regulação pública para agir e, diante da atual demanda do mercado, existe uma necessidade de proatividade que antecede essa visão”.

continua depois da publicidade

ESG merece atenção
Neste ponto, Goi Jr. destaca que é comum que uma organização se pergunte como implementar o ESG em suas atividades.

“Antes de tudo, é necessário ter sua missão, visão e valores muito claros. Se você não tiver o ESG na sua visão, não será possível implementá-lo. Portanto, o processo ideal é rever e entender onde a empresa deseja estar em determinado tempo quanto às agendas ESG”, aponta.

Depois disso, acrescenta, é preciso desenvolver um processo de aculturação interna, onde os valores da empresa e dos colaboradores devem estar conectados, para que seja possível gerar propósito e reduzir os impactos da mudança cultural.

“Com empresa e colaboradores alinhados, fica fácil partir para o próximo estágio, que é verificar seus riscos, escutar os stakeholders e elaborar as ações que atendam às demandas ambientais, sociais e de governança”, explica Goi Junior.

“Vejo muitas empresas começando pelo último passo, e essas, provavelmente, serão as que não terão uma agenda ESG duradoura”, complementa.

Para concluir, o especialista informa que “ESG no AGRO” está entre as pautas do FestQuali Paraná, que irá ocorrer entre os dias 7 e 9 de novembro, em Curitiba (PR).

Para saber mais, basta acessar: https://festquali.com.br/