Pau…tando | 27-28/10/18

Na coluna Pau…tando, leia o que acontece de mais importante nos bastidores políticos de Poços de Caldas.

ÀS URNAS
Neste domingo, 118.495 eleitores de Poços de Caldas estão aptos a votar no segundo turno, para presidente e governador. No entanto, no primeiro turno, só 74,65% do eleitorado local foi às urnas. À título de comparação para o governo, Romeu Zema (Novo) venceu em Poços com 50,35%, contra 30,74% de Antonio Anastasia (PSDB). Para presidente, Jair Bolsonaro (PSL), venceu com folga na cidade: 55,21%, contra 14,33% de Fernando Haddad (PT).

CONTAS DE ENERGIA
Acontece entre os dias 8 e 9 de novembro,o Encontro Nacional de Conselhode Consumidores de Energia Elétrica, promovido pelos Conselhosde Consumidores da Cemig e da DME Distribuição. Um assunto que promete ser bastante interessante é quanto ao reajuste das tarifas de energia elétrica da DMED. Fala-se que a empresa municipal irá pleitear junto à Aneel um reajuste de 23%. Um aumento nas contas de energia elétrica neste momento seria catastrófico para a imagem da atual gestão municipal, que enfrenta sucessivos desgastes junto à população.

VÍDEO
O prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) gravou um vídeo para falar sobre a saída de médicos da rede municipal de saúde. Ao contrário de vídeos anteriores, onde atacava adversários e mostra um tom até mesmo agressivo, desta vez, Sérgio apresentou-se mais sereno, limitando-se a apenas comentar o assunto e dizer o que fará para resolver a questão. Segundo ele, a Prefeitura vai fazer uma contratação emergencial de uma empresa para fornecer médicos para cobrir as demissões no setor, como já chegou a ocorrer no ano passado.

PONTO ELETRÔNICO
O prefeito reforçou o fato da necessidade de uso do ponto eletrônico para todos os servidores, inclusive, para ele e ocupantes de cargos comissionados. Como a saída dos médicos tem sido motivada, entre outros, pela obrigação de bater o ponto eletrônico, será que um secretário que também não prima pelo cumprimento do horário também vai pedir para sair?

POLÊMICA
O vereador Pedrinho Magalhães (PSDB) se envolveu em uma polêmica desnecessária nas redes sociais. Em sua página, postou sobre o fato do Senado estar analisando um projeto sobre o fim do horário de verão, pedindo a opinião do público a respeito do assunto. Os prints da postagem sobre compartilhados em grupos e choveram críticas ao vereador, algumas de forma irônica, questionando se ele estava achando que passou a ser senador ao invés de vereador, e outras mais indignadas, de pessoas reclamando que o vereador não atende quando é procurado.

PORTARIA
O vereador Paulo Tadeu (PT) apresentou um questionamento importante sobre a portaria da Secretaria Municipal de Educação que trata da proibição do uso de celulares nas unidades da rede municipal de ensino durante o expediente. Ele quer saber como a Secretaria Municipal de Educação pretende dar efetividade à portaria e como será fiscalizada a aplicação dela. Além disto, segundo ele, a portaria traz “três artigos iniciais que não dispõem sobre absolutamente nada”.