Pautando 26/10/2021

Na coluna Pautando, leia o que acontece de mais importante nos bastidores políticos de Poços de Caldas.

DIREITOS HUMANOS
O deputado federal Nilmário Miranda (PT) informou ontem que o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos (Conedh) recebeu representação do ex-prefeito e ex-vereador Paulo Tadeu (PT) contra o vereador Claudinei Marques (PS-DB) por apologia do nazismo e de cri-me de ódio e pregação homofobica. A conselheira Valdenia Geralda de Carvalho, que representa a OAB no Conedh, encaminhou a abertura de procedimentos para a punição do vereador. “Tudo que chega ao meu conhecimento recomendo não deixar passar. A Defensoria, o Ministério Público e a Polícia Civil estão preparados para responder esse tipo de violação”, disse.

ADESIVOS
Durou pouco o adesivo contra o serviço de charretes colado na porta da Cantina do Araújo, na área central da cidade. No sábado, o adesivo já havia sido retirado. No entanto, o movimento tem recebido apoio de outros pontos comerciais, que pretendem adesivar suas fachadas em apoio ao fim da atividade. O fato mesmo é que a atual Administração Municipal, até o momento, não realizou nenhum debate concreto com a sociedade sobre o serviço, o que dá margens para que polêmicas deste tipo eventualmente apareçam.

continua depois da publicidade

QUEDA LIVRE 1
Poços de Caldas caiu no Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) divulgado na quinta-feira, 21, referente ao ano base de 2020. Entre as três maiores cidades da região sul mineira, Poços foi a pior colocada. Pouso Alegre foi a melhor com nota 9.2, seguida de Varginha, com 8 e Poços de Caldas com nota 5.

QUEDA LIVRE 2
Em 2017, primeiro ano da gestão Sérgio Azevedo, Poços estava em 1.511º lugar no ranking nacional e em 185º lugar no ranking estadual. Em 2020, Poços de Caldas caiu para 2.471ª posição no ranking nacional e para 381º lugar no ranking estadual de gestão fiscal.