Pautando 23/09/21

Na coluna Pautando, leia o que acontece de mais importante nos bastidores políticos de Poços de Caldas.

REPERCUSSÃO 1
As declarações do vereador Claudiney Marques (PSDB) sobre nazismo e ideologia de gênero renderam uma repercussão negativa que há tempos não se via na Câmara Municipal. É consenso de que o vereador foi extremamente infeliz em sua intervenção na sessão ordinária de terça-feira, 21, e não são poucos os colegas assustados com a repercussão.

REPERCUSSÃO 2
Desde a manhã de ontem, 22, a Mesa Diretora da Câmara já começou a ser cobrada a respeito do episódio. A situação complicou de vez após quatro partidos ingressarem com uma representação contra ele na própria Câmara Municipal, além de levarem o caso ao Ministério Público, Polícia Federal e ao Diretório Nacional do PSDB.

continua depois da publicidade

REPERCUSSÃO 3
Claudiney tomou dimensão do estrago feito por ele quando estava ontem na Câmara Municipal se preparando para a audiência pública sobre resíduos sólidos e viu a mobilização dos partidos viralizar na mídia. Ele sequer chegou a participar da audiência, recorrendo à assessoria jurídica da Câmara para saber como lidar com o caso.

REPERCUSSÃO 4
Nas entrevistas, Claudiney procurou minimizar o impacto das suas declarações, mas nos bastidores legislativos, o que se fala é que o vereador se assustou com a proporção que o episódio tomou. Como não há mais como segurar a situação, o caso deverá ser encaminhado à Corregedoria da Câmara.

REPERCUSSÃO 5
O fato é que o episódio, indiretamente, acaba afetando todos os demais vereadores, uma vez que está em jogo a imagem da Câmara Municipal, que após um início sinalizando que queria ser diferente da anterior, já vem sofrendo desgastes e muitas críticas nas redes sociais.

REPERCUSSÃO 6
Os próximos capítulos do episódio irão definir se o estrago ficará apenas na conta de Claudiney ou também vai cair no colo dos demais vereadores. Se houver algum tipo de punição ao vereador, pode ser que o desgaste seja minimizado. Se o caso não der em nada, pelo menos internamente, a atual legislatura vai ficar marcada como conivente a episódios de intolerância e discriminação.

REPERCUSSÃO 7
Eleito para um primeiro mandato, Claudiney tem uma atuação legislativa discreta, que só havia ganhado algum destaque antes quando ele teatralmente jogou um copo de água em si mesmo durante uma sessão para dizer que estava esfriando a cabeça, em uma das cenas mais constrangedoras já vistas no plenário.

* Diretor do Jornal da Cidade