Pau…tando | 17/11/16

Leia o que acontece de mais importante nos bastidores políticos de Poços

QUEIMA DE FOGOS 1
A polêmica da semana ficou por conta da queima de fogos na noite de terça-feira, 15, por volta das 21h30, quando moradores de várias regiões da cidade foram surpreendidos com um foguetório típico de Réveillon, que foi promovido em comemoração aos 65 anos da Igreja do Evangelho Quadrangular no Brasil. Rapidamente, nas redes sociais, começaram a surgir postagens com inúmeras críticas ao expediente, uma vez que a queima de fogos de cerca de 15 minutos assustou cachorros e tirou o sono de crianças e idosos, que naquele momento, já estavam recolhidos.

QUEIMA DE FOGOS 2
Quem defendeu a queima de fogos para festejar a data lembrou que expediente semelhante acontece anualmente no Réveillon e ainda pelos mais variados motivos, como jogos de futebol, festas de outras igrejas e comemorações em geral, e mesmo assim, não há tanta reclamação, o que sugere que as queixas seriam motivadas por questões religiosas.

QUEIMA DE FOGOS 3
Pelo menos dois artigos do Código de Posturas do Município, tratam do tema. O artigo 163 diz que “são expressamente proibidos perturbações do sossego público com ruídos ou sons excessivos evitáveis, tais como: VI- os de morteiros, bombas e demais fogos ruidosos”. Já o artigo 235 diz que é “expressamente proibido: I- queimar fogos de artifício, bombas, busca-pés, morteiros ou outros fogos perigosos, nos logradouros públicos ou em janelas e portas que deitarem para os mesmos logradouros”.

QUEIMA DE FOGOS 4
No entanto, como a queima de fogos acontece de maneira indiscriminada na cidade, realizada até mesmo em eventos públicos como o Réveillon e a Sinfonia das Águas, seria usar dois pesos e duas medidas uma eventual punição à IEQ por conta disto.