Pau…tando 17/02/19

Na coluna Pau…tando, leia o que acontece de mais importante nos bastidores políticos de Poços de Caldas.

IPTU 1
Os carnês de IPTU já começaram a chegar em alguns imóveis locais e como previsto, já tem gerado reclamações por conta da correção monetária anunciada pela Prefeitura, de 9,69%, referente ao IGP-M dos últimos 12 meses.

IPTU 2
Muitas das reclamações sobre o IPTU é pelo fato da Prefeitura adotar o IGP-M, conhecido como inflação do aluguel, ao invés do IPCA, que é a chamada inflação oficial e que em 2018 foi de 3,75%. No entanto, a Prefeitura tem habitualmente usado o IGP-M para corrigir o IPTU. Inclusive, em 2017, no primeiro ano da atual gestão, foi índice utilizado (7,13%). É bom que se diga que em 2018, a Prefeitura não fez nenhum aumento.

IPTU 3
Ainda sobre o uso do IGP-M na correção, outra reclamação é de que os 9,69% aplicados pela prefeitura refletem o período de 12 meses até novembro de 2018. Se fosse considerado o índice de dezembro, o valor seria de 7,55%, já que no último mês do ano, houve deflação neste índice.

CASO PAULINHO 1
Polêmica à vista: a ministra da Família, Mulher e Direitos Humanos, Da-mares Alves, utilizou seu perfil no Twitter para manifestar apoio ao Caso Paulinho, que aconteceu em 2000 em Poços de Caldas, quando o garoto Paulinho Pavesi caiu da sacada do prédio onde morava e segundo seu pai Paulo Pavesi, teve os órgãos retirados sem que houvesse sido constatada a morte cerebral dele, dando origem às investigações da chamada Máfia dos Transplantes, que acusa vários médicos locais.

CASO PAULINHO 2
A ministra postou que recebeu uma vasta documentação sobre o caso e disse que se reuniu com a Consultoria Jurídica do órgão para decidir sobre as providências a serem adotadas acerca do assunto.


Faça uma assinatura trimestral digital do Jornal da Cidade por apenas R$ 30 e ganhe 2 ingressos para qualquer sessão no Centerplex Cinemas. Pague por Paypal: e rápido, fácil e seguro!

Compre a edição digital do dia por apenas R$ 1! Pague por Paypal: e rápido, fácil e seguro!