Pau…tando | 14/11/17

Leia o que acontece de mais importante nos bastidores políticos de Poços de Caldas

LOTAÇÃO
A respeito do caminhão de lixo transportando garis na cabine da frente, mesmo não tendo espaço suficiente, a Prefeitura informou que o contrato da empresa de coleta de resíduos sólidos com o município prevê que devem trabalhar três garis por veículo e que a responsabilidade por possíveis excessos de pessoas no veículo é de responsabilidade da empresa.

TRIBUNA POPULAR
Estará previsto para a sessão ordinária de hoje, 14, na Câmara Municipal, o uso da Tribuna Popular por parte do empresário Felipe Fiamenghi de Lima. Ele solicitou o uso do espaço para expor sobre o tema “A responsabilidade sobre a cultura e a preservação das crianças”. A participação promete ser polêmica, haja vista que a motivação, entre outros fatores, partiu após discussões anteriores sobre identidade de gênero ocorridas na Câmara Municipal.

SAÍDA
Gerou repercussão negativa nas redes sociais o fato da Secretaria Municipal de Saúde ter solicitado para que a Fundação Laço Rosa, de auxílio a pacientes com câncer, deixasse uma sala que estava sendo ocupada na sede do órgão, na rua Pará. Segundo uma voluntária, seria uma represália por ela ter orientado algumas pacientes à procurar a Justiça e tentar garantir o direito de fazer o tratamento pela Unacon, pois muitas estão sem quimioterapia e medicamentos. Mas a Secretaria de Saúde alega que a sala foi solicitada para montagem de um laboratório.

ORÇAMENTO 1 
Durante a audiência realizada pelo Legislativo sobre a proposta orçamentária, estimando a receita e fixando a despesa do município para 2018, o secretário municipal da Fazenda, Alexandre Lino Pereira, esclareceu dúvidas dos vereadores sobre o projeto em tramitação na Casa e destacou que os gastos com Saúde e Educação são os mais elevados, além daqueles referentes à folha de pagamento da Prefeitura.

ORÇAMENTO 2
Ainda segundo o secretário, as estimativas de valores do Orçamento para o ano que vem são menores do que a proposta aprovada para 2017. “Foram feitos alguns cortes e alguns ajustes nas receitas, então resultou, em nosso entendimento, que [o Orçamento] será menor. A intenção é que nenhum setor seja prejudicado e que a qualidade dos serviços seja mantida, até porque a Constituição obriga que o município gaste limites mínimos com Educação e Saúde”, disse.

RANKING
O site politicos.org.br criou um ranking de atuação dos parlamentares mineiros em Brasília (deputados e senadores). O deputado federal Ademir Camilo (Podemos) lidera, com – 194 pontos, seguido do senador Aécio Neves (PSDB), com -170, e do também senador Zezé Perrela (PMDB), com -157.

LEITOS HOSPITALARES
Preocupado com a quantidade de leitos do SUS disponíveis à população local, o vereador Lucas Arruda (Rede) quer saber qual a média de tempo em que os pacientes aguardam por vaga para internação nas unidades que atendem pelo SUS e ainda qual a quantidade de leitos e se há déficit na cidade.