Pautando 08/08/22

Na coluna Pautando, leia o que acontece de mais importante nos bastidores políticos de Poços de Caldas.

ASSESSORES
Desde quando a Câmara Municipal anunciou que os vereadores poderiam ter direito a um segundo assessor parlamentar, a receptividade inicial sobre o assunto não foi das melhores nas redes sociais. Afinal de contas, ainda que eventualmente a contratação possa ser necessária para melhorar a prestação de serviços também à população, fica sempre a sensação de que o gasto poderia ser evitado, por conta do custo-benefício.

MEIO PERÍODO
O assunto havia até então sido deixado de lado, quando um destes assessores parlamentares que foi contratado postou em suas redes sociais que estaria trabalhando na Câmara pela manhã e à tarde no seu outro local habitual de trabalho. O print viralizou pelas redes sociais, já que além da necessidade real de um segundo assessor ser contratado, passou-se a questionar também o fato deste assessor trabalhar apenas meio período, quando se sabe que cargos comissionados exigem regime de dedicação integral.

continua depois da publicidade

RESOLUÇÃO
A Resolução nº 533, por exemplo, determina uma série de atividades que um assessor parlamentar deve executar no seu trabalho junto ao vereador. São pelo menos 19 atribuições e não parece ser razoável que seja possível executar tudo, ou parte do trabalho, apenas em meio período. O caso foi levado ao vereador Diney Lenon (PT), que é o ouvidor da Câmara.

ESTRANHO NO NINHO
No encontro do senador Alexandre Silveira (PDS) e do deputado federal Odair Cunha (PT) com lideranças de partidos progressistas de Poços e região, na tarde de sábado, 6, no Golden Park Hotel, na hora da foto, em que todos os presentes posaram fazendo o “L” de Lula, o ex-deputado federal Geraldo Thadeu (PRB), que é assessor do senador, tentou disfarçar para não ser fotografado fazendo o gesto. Foi nítido o desconforto do ex-deputado no encontro.

COORDENAÇÃO
O deputado federal Bilac Pinto (União) aceitou o convite do senador Alexandre Silveira para ser o coordenador político de sua campanha à reeleição ao Senado, junto com o ex-governador Alberto Pinto Coelho. Bilac é uma das principais lideranças do União Brasil e secretário-geral do partido em Minas Gerais. O anúncio sela o apoio das principais lideranças do partido no Estado à reeleição de Alexandre Silveira, que já contava com apoio público do presidente da sigla em Minas, Marcelo Freitas, e do deputado federal Rodrigo de Castro, além de outros importantes pré-candidatos da legenda.

* Diretor do Jornal da Cidade