Pautando 07/12/21

Na coluna Pautando, leia o que acontece de mais importante nos bastidores políticos de Poços de Caldas.

COMEÇO DO FIM
O prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) anunciou ontem pela manhã o fim do serviço de charretes de tração animal em Poços de Caldas. O período de transição vai até 4 de outubro de 2022, tempo em que a Prefeitura considera que seja suficiente para preparar as novas carruagens elétricas e também a capacitação dos responsáveis pela condução destes veículos.

PRIORIDADE
A Prefeitura informou que a “prioridade” será dos atuais charreteiros, ou seja, dá a entender que também será possível que outras pessoas também façam parte da concessão. A Prefeitura ainda não explicou qual será a justificativa legal para que os atuais charreteiros possam ser mantidos na exploração do serviço, uma vez que em caso de concessão, é necessário fazer uma licitação para participação de outros interessados.

continua depois da publicidade

CUSTEIO
Outro ponto que chamou a atenção é que se falou apenas que o projeto será desenvolvido por DME, PUC e IF Sul de Minas, sem entrar em mais detalhes sobre como será feito o custeio. No entanto, na semana passada, o deputado estadual Osvaldo Lopes (PSD) anunciou uma emenda de R$ 1 milhão para bancar os veículos elétricos. Segundo consta, a emenda do parlamentar está mantida.

ADESÃO
Depois da implosão interna provocada por um dos membros da Executiva do partido, que causou a saída de filiados, o Cidadania prepara o seu embarque na atual gestão municipal. A adesão deverá significar em breve nomeações em cargos comissionados.

NEGOCIAÇÃO
O Sindicato dos Servidores Públicos (Sindserv) afirmou que após inúmeras tentativas sem sucesso de negociação com as diretorias do DMAE, buscando correção justa ao plano de carreira da categoria, solicitou uma reunião com o prefeito Sérgio Azevedo “para deixá-lo ciente das injustiças que os servidores do DMAE enfrentam em todos os momentos de promoção vertical e horizontal, pelo fato das regras serem incoerentes e discriminatórias”. O órgão sindical diz que conta com o apoio da equipe do prefeito para resolver estas questões através da criação do novo plano de carreira, “de maneira ágil, a fim de evitar mais prejuízos e desgastes a estes servidores”.

* Diretor do Jornal da Cidade