Pautando 02/08/2021

Na coluna Pautando, leia o que acontece de mais importante nos bastidores políticos de Poços de Caldas.

COMPANHIA
Não é de hoje que o prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) tem intensificado a presença do secretário de Governo, Celso Donato (PSDB), na agendas de compromissos da Prefeitura. Desta maneira, fica mais do que evidente que Celso Donato deverá ser o nome do grupo situacionista para a disputa de uma vaga para deputado estadual ou federal no ano que vem.

PRESSÃO
Desde que se tornou pública a denúncia de que um professor da rede municipal de ensino é acusado de abuso sexual contra duas crianças, a Prefeitura tem sido pressionada diariamente por jornalistas para se posicionar diante da situação, haja visto que o acusado, segundo consta, não foi afastado das suas funções, ainda que não esteja ocorrendo aulas presenciais neste momento.

continua depois da publicidade

ABUSO SEXUAL 1
O argumento da Prefeitura se baseia no legalismo do caso: ela ainda não foi notificada pela Polícia Civil a respeito do caso, e portanto, não poderia fazer nada oficialmente neste momento. Mas os jornalistas não se deram satisfeitos com a argumentação, especialmente porque o professor já foi acusado em 2019 de ter cometido ato semelhante, contra três outras garotas. Na ocasião, ele foi afastado por 60 dias. “Após este período, já em pandemia, ele retornou na Secretaria de Esportes apenas com aulas de tênis de mesa, não tendo contato com as crianças das escolas. O processo está em fase de conclusão e o professor continua respondendo processo administrativo, deste outro caso”, explicou a Prefeitura.

ABUSO SEXUAL 2
A situação se torna ainda mais complicada porque a partir de segunda-feira, 2, as aulas serão retomadas no sistema híbrido, e mesmo que neste momento não haja aulas de Educação Física, o clima de insegurança entre os pais de alunos ficará ainda mais evidente agora que os abusos cometidos pelo professor já são de conhecimento público.