Pau…tando | 31/10/18

Na coluna Pau…tando, leia o que acontece de mais importante nos bastidores políticos de Poços de Caldas.

DESCASO
No manifesto público de médicos especialistas após o vídeo do prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) explicando a razão da saída dos profissionais, ficou evidente a decepção da categoria. “Jamais vimos na área de saúde, tamanho descaso tanto com a população, quanto com os médicos”, lamentaram.

EMPRÉSTIMO
A vereadora Ciça Opípari (PT) se assustou quando ouviu a leitura das mensagens do prefeito com os valores solicitados em três pedidos de empréstimos. Para constar em ata, a vereadora pediu à Mesa Diretora para que fosse lido o período de pagamento: nada menos que 288 meses.

AUDIÊNCIA
Eleito com 80% dos votos em Poços no segundo turno, o futuro governador Romeu Zema (Novo) quase não foi recebido pelo prefeito durante a campanha. De forma protocolar, o prefeito recebeu o então candidato em seu gabinete por cerca de cinco minutos, sequer imaginando que estava falando com o futuro governador.

MEDIDA SOCIOEDUCATIVA
Após torneiras do banheiro da Escola Criativa Idade terem sido furtadas durante a votação no segundo turno, já que a unidade escolar foi cedida para abrigar seções eleitorais, a Justiça Eleitoral colocou-se à disposição para ressarcimento do material furtado. Durante uma audiência de um cidadão que cometeu cri-me eleitoral, foi determinada como medida socioeducativa que ele faça o ressarcimento das torneiras.

RATOS
Vários vídeos têm circulado pelas redes sociais registrando a presença de ratos na praça Pedro Sanches, o que gerou reclamações. Diante da situação, o DMAE irá contratar uma empresa terceirizada para resolver a questão. O objetivo é usar um produto químico que combata os roedores, sem prejuízo à população.

DEUS ACIMA DE TODOS
A ex-vereadora Regina Cioffi (PHS), que neste segundo turno manifestou apoio ao presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), postou ontem em seu perfil no Facebook que foi feita justiça. “Como Deus faz justiça, aqui se faz, aqui se paga. Acordos políticos que influenciaram no cenário eleitoral em Poços terminaram em pizza. Novos tempos!”, avaliou.

ABSTENÇÃO
A abstenção registrada no segundo turno das eleições em Poços foi a maior da história: 30.160 eleitores deixaram de votar, o que representa 25,51% do total. No primeiro turno, a abstenção já havia sido alta: 29.941 eleitores não foram votar (25,27%). O eleitorado local é de 118.495 eleitores. O comparecimento nas urnas neste segundo turno foi de 88.335 eleitores (74,55%).

PRESIDENTE
Desde 1989, quando Fernando Collor foi eleito presidente, apenas em três ocasiões o candidato a presidente mais votado em Poços não se elegeu: 2006 (Geraldo Alckimin), 2010 (José Serra) e 2014 (Aécio Neves).

SEGUNDO TURNO
Em relação ao primeiro turno, Bolsonaro teve 9.376 votos a mais. Considerando que ele tenha mantido todos os 44.319 votos recebidos, é possível concluir que a maioria dos votos a mais no segundo turno vieram de João Amoêdo (5.207) e Geraldo Alckmin (5.129).

MAIS SEGUNDO TURNO
Na eleição para o governo, Zema teve 22.572 votos a mais no segundo turno em Poços, no comparativo com o primeiro turno. O que mais chama a atenção é que Antonio Anastasia (PSDB) perdeu 10.656 votos, ou seja, a votação caiu praticamente pela metade no segundo turno. Assim, é possível concluir que Zema recebeu votos a mais vindos do próprio Anastasia e ainda herdou votos de Fernando Pimentel (9.475) e Adalclever Lopes (1.809).