Pau…tando | 30/03/16

Leia sobre os bastidores da política local na coluna Pau...tando

VARREDEIRA
A vereadora Zezé Scassiotti (PSDB) recebeu a resposta a um pedido de informações sobre a utilização do caminhão varredeira nas ruas da cidade, que foi anunciado pela Prefeitura em janeiro de 2015. Segundo a resposta enviada a ela, o equipamento funcionou entre 8 de janeiro e 12 de junho de 2015, mas apenas para a limpeza de bocas de lobo. A vereadora relatou que a Prefeitura alegou que o caminhão não foi utilizado para a varreção  porque as ruas da cidade têm muitas “depressões” e são inadequadas para o trabalho do equipamento.

ATRASO 1
Os vereadores não escondem mais a insatisfação com a demora do Executivo em enviar resposta aos pedidos de informações. A vereadora Regina Cioffi (PPS), presidente do Legislativo, disse ter feito uma reunião com o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço (PT) exclusivamente para tratar do tema. Ela informou que ainda existem 42 requerimentos aguardando respostas.

ATRASO 2
O vereador Marcos Tadeu Sala Sansão (PSDB) disse que após 11 meses, recebeu a resposta a um pedido de informações encaminhado à Prefeitura, quando o prazo legal é de 20 dias.

CONCORRÊNCIA
Ontem à tarde, ambulantes comercializam perfumes na rua Assis Figueiredo, a poucos metros de distância de perfumarias instaladas legalmente no mesmo local. Algumas pessoas não gostaram da abordagem, já que os homens chegavam a agarrar os “clientes” pelo braço.

HIPPIES
Outra reclamação que vem ganhando força é quanto ao aumento da presença de hippies no calçadão do Itaú/Unibanco, na esquina das ruas Assis Figueiredo e Prefeito Chagas. Mas um decreto municipal que entrou em vigor ontem, 29, define os locais em que eles devem permanecer: Terminal de Linhas Urbanas, praça do Rotor (em frente à Prefeitura) e praça Martinho de Freitas Mourão (ao lado da Urca). Antes do decreto entrar em vigor, até o secretário de Esportes, Albert Mareca (PMDB), que não é do setor, vinha sendo cobrado sobre o assunto por parte da população.

TIMIDEZ
O vereador Flávio Faria (Rede), elogiou o convênio entre Prefeitura e Estado, de R$ 4,5 milhões, para pavimentação de vias urbanas na cidade, mas considerou “tímido” o valor anunciado.

FAVELA
A ocupação irregular que está ocorrendo na avenida Edmundo Cardillo voltou a gerar reclamações na Câmara Municipal. O vereador Antônio Carlos Pereira (DEM) disse que o local está se transformando em uma favela e que uma opção seria a sugestão dada pelo vereador Paulo Tadeu (PT), que sinalizou que a área poderia ser desapropriada.

OFFLINE

Diante de nova polêmica gerada em redes sociais, ainda na esteira da declaração polêmica feita no Twitter pelo vereador Paulo Tadeu, o vereador Joaquim Alves (PMDB), de forma bastante humilde e sincera, disse que não utiliza Facebook e WhatsApp porque o conteúdo que é compartilhado nestas redes sociais “machuca o coração”. Joaquim tem apenas um perfil no Facebook, que segundo ele, é administrado por sua assessora para receber demandas da população.

POLÊMICA
Ainda sobre a polêmica criada no Facebook por um grupo que criticou o vereador Paulo Tadeu e usou a foto de uma pessoa negra comendo capim, o que foi entendido como racismo pelo Conselho Municipal da Igualdade Racial e Étnica (Compiré), a polêmica imagem seria alusiva a uma igreja sulafricana, cujo líder orienta os fiéis a comerem grama para “estarem perto de Deus”.  Mesmo assim, a escolha da imagem foi das mais inadequadas e acabou provocando mais uma polêmica desnecessária.