Pau…tando 24/05/20


Na coluna Pau…tando, leia o que acontece de mais importante nos bastidores políticos de Poços de Caldas.

CARMINHA 1
O falecimento de Carminha Navarro na sexta-feira, 22, remete ao início da implantação de políticas públicas municipais voltadas para a promoção social, ainda no começo da década de 1990, quando a promoção social ainda era chamada de assistência social. Toda a energia que Carminha canalizava no seu trabalho no setor mostra que logo depois de sua saída do cargo, em 1998, ainda que tenha ocorrido uma grande melhora estrutural no sistema de atendimento na cidade, nenhum dos sucessores conseguiu de fato deixar marcas relevantes do seu trabalho.

CARMINHA 2
Um dos principais problemas do município na atualidade é lidar com a população em situação de rua. Antes da pandemia de Covid-19 começar, as reclamações eram intensas e quase diárias. É interessante imaginar o tipo de trabalho que Carminha poderia desempenhar hoje em dia se estivesse no cargo, ainda que as realidades da década de 1990 e de agora sejam completamente diferentes. Vale ainda destacar que Carminha mesmo sem perfil técnico, foi muito bem sucedida em sua missão.

LUTO OFICIAL
A Prefeitura decretou luto oficial de três dias pelo falecimento de Carminha Navarro, “que foi de expressiva relevância para o município, considerando sua inestimável contribuição, principalmente, na área social”.

FIGURAÇÃO
Alguns partidos políticos de Poços de Caldas com pretensões de disputar a eleição municipal de outubro foram surpreendidos em saber que por conta de problemas na prestação de contas no pleito de 2016, não estão em situação regular para a disputa deste ano. A se confirmar de fato a irregularidade, nomes até então bastante especulados nos bastidores políticos locais deverão participar das eleições apenas como eleitores.