Pau…tando | 23/10/18

Na coluna Pau…tando, leia o que acontece de mais importante nos bastidores políticos de Poços de Caldas.

DEBATE
O professor Diney Lenon de Paulo foi convidado para debater em uma universidade local sobre as eleições. Ele iria defender a candidatura de Fernando Haddad (PT) e uma outra pessoa iria defender a de Jair Bolsonaro (PSL). No entanto, quem iria representar Bolsonaro no debate desistiu da participação, sob alegação de “estar com medo de sofrer violência”, pois segundo Diney, “ao que parece foi ameaçado” por bolsonaristas que “acreditam que um debate seria ruim para o seu candidato”.

RISCO 1
O prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) tomou uma atitude no mínimo arriscada, para não dizer outra coisa, ao anunciar diante de alunos e professores da Escola Municipal Irmão José Gregório que construiria uma nova sede da unidade educacional. Isto porque o alcaide condicionou a construção de um novo prédio a repasses de pagamentos atrasados do Fundeb junto ao Estado. “Se tudo correr bem, e o governo do Estado regularizar o repasse dos impostos, esta será a nossa prioridade”, disse o prefeito, acrescentando que já autorizou a elaboração do projeto da nova escola.

RISCO 2
O mais sensato seria apenas anunciar as reformas estruturais de urgência, como a troca de telhado e calhas e quando o dinheiro fosse liberado, fazer o anúncio de uma nova sede, para não correr o risco da obra não sair e ficar com a fama de político que não cumpre o que fala.

CALOTES
Por falar em atrasos em repasses, o prefeito e sua equipe de governo precisam ter mais cuidados ao colocar a culpa da falta de ações desta gestão a “calotes” do governo do Estado. Isto porque a própria Prefeitura também tem deixado de cumprir em dia vários pagamentos. É um efeito dominó: o governo federal não paga o governo estadual, que não paga o governo municipal, que não paga a quem deve.