Pau…tando 23/04/21


Na coluna Pau…tando, leia o que acontece de mais importante nos bastidores políticos de Poços de Caldas.

BOM SENSO
O Coletivo Polis enviou ofício ao prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) apelando ao bom sendo do chefe do Executivo para que ele vete o projeto de lei nº 30/2021, aprovado por maioria da Câmara Municipal de Poços de Caldas, em sessão polêmica na terça-feira, 20, e considera a educação como atividade essencial durante a pandemia. O Coletivo é formado por mais de 100 representantes de vários segmentos da sociedade civil poços-caldense.

FÓRUM MUNICIPAL
O Coletivo Polis solicita também ao prefeito a imediata convocação de um fórum público (não presencial) “que possa debater e construir coletivamente um planejamento responsável sobre a questão”.

continua depois da publicidade

ATIVIDADE ESSENCIAL 1
O secretário de Comunicação Social, Paulo Ney de Castro Jr., reforçou que o projeto aprovado trata da essencialidade da educação e não determina volta às aulas. “As aulas só voltarão com toda segurança, com todas as escolas preparadas para receberem os alunos de forma segura, e com todo apoio aos profissionais e alunos. A volta às aulas presenciais é uma discussão técnica de saúde, e não estamos em condições seguras para voltar de imediato, pois a situação da pandemia ainda é crítica”, explicou.

ATIVIDADE ESSENCIAL 2
Ele também lembra que com esta aprovação, que inclusive está sendo discutida em âmbito nacional, os profissionais de educação podem, por exemplo, serem incluídos nos grupos prioritários de vacinação. “Ficou bem claro na discussão desta matéria pela Câmara Municipal, que a volta às aulas presenciais, tanto na rede pública quanto na particular, não seria possível neste momento”, disse.

ESTRADA
O vereador Silvio Veio (MDB) indicou à Prefeitura a possibilidade de revitalização asfáltica da Estrada dos Pessegueiros, na zona rural. “A estrada é uma importante via rural para vazão de café, hortaliças e outros produtos produzidos na região, sem área de escape ou acostamento, de grande trânsito de veículos, inclusive pesados, necessita revitalização asfáltica em toda sua extensão. A última intervenção realizada foi em de 2016 através de micro pavimentação, material acima da lama asfáltica. O objetivo da intervenção é evitar que a via tenha maior desgaste e volte a ficar intransitável”, disse.

PADARIAS
O vereador Wellington Paulista (DEM) indicou à Secretaria Municipal de Saúde e ao Comitê Extraordinário de Combate ao Covid19, que as padarias possam permanecer abertas, mesmo nos finais de semana até as 21horas, com todas as medidas de prevenção sanitárias de combate ao Covid-19.

CASA ABANDONADA
A vereadora Regina Cioffi (PP) solicitou à Secretaria de Serviços Públicos a necessidade de realização de limpeza do lote e casa abandonada localizado próximo ao n° 10 da rua das Recordações, no bairro Santo André, na Zona Leste. O terreno e a casa abandonada encontra-se com excesso de vegetação e entulhos. No local ainda está ocorrendo a proliferação de animais peçonhentos que estão invadindo as residências.