Pau…tando 23/04/20


Na coluna Pau…tando, leia o que acontece de mais importante nos bastidores políticos de Poços de Caldas.

CORTE DE SALÁRIOS 1
Alguns vereadores resolveram solicitar o corte de 30% em seus subsídios para que o valor seja repassado à Prefeitura, com objetivo de somar esforços na luta contra a pandemia de Covid-19. Não há que se negar que a atitude é louvável, mas neste momento, acaba soando como oportunista e até mesmo eleitoreira.

CORTE DE SALÁRIOS 2
Primeiro, porque a própria Câmara já havia liberado R$ 3 milhões de seu orçamento para a Prefeitura, visando justamente desenvolver ações contra o vírus. Depois, porque faltam apenas seis meses para as eleições municipais e o ato benevolente poderá ser explorado politicamente nas eventuais campanhas. Além disto, no decorrer desta própria legislatura, os vereadores não deram ouvidos à várias iniciativas de redução de salários, nem mesmo quando a Prefeitura baixou um decreto de calamidade financeira, que vigorou entre 28 de dezembro de 2018 e 5 de maio de 2019.

CORTE DE SALÁRIOS 3
O pedido de corte de subsídios ainda mostra uma precipitação por parte dos vereadores proponentes, que ao invés de aguardarem o parecer jurídico da Câmara para se manifestarem oficialmente sobre o assunto, optaram por antes formalizar à Mesa Diretora pedido de desconto em folha, com repasse direto à Prefeitura, o que não é permitido pela legislação.

SEM DESCONTO
Já sobre a falta dos vereadores Lígia Podestá (DEM) e Wilson Silva (DEM) na sessão ordinária de 17 de março, a última realizada presencialmente da Câmara, o presidente do Legislativo, Carlos Roberto de Oliveira Costa (PSC), utilizou a legislação interna da própria Câmara para não efetuar descontos. Uma decisão legal, mas que soa como imoral, pois os vereadores viajaram mesmo após o início da pandemia.