Pau…tando | 19/12/17

Leia o que acontece de mais importante nos bastidores políticos de Poços de Caldas

ALÍVIO IMEDIATO
O pedido de suspensão feito pela CBA no processo de licenciamento para minerar na serra do Selado e parte da serra de São Domingos foi providencial não apenas para o meio ambiente, como também para a Administração Municipal, que teria uma grande dor de cabeça caso o pleito seguisse em frente, após ser aprovado por 8×4 em reunião no Conselho Municipal de Meio Ambiente (Codema).

REPERCUSSÃO NEGATIVA
Apesar dos esforços do Administração Municipal em se distanciar da polêmica, através da divulgação de uma nota oficial, o fato é que repercutiu muito mal um secretário municipal (Marcos Tadeu Sala Sansão, da Defesa Social) ter votado favoravelmente ao projeto, em um momento em que a Prefeitura tenta criar uma Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

REPERCUSSÃO POSITIVA
Em contrapartida, dois representantes do Executivo votaram contrários ao projeto: Nanci de Moraes (AME) e Jorge Miguel Ferreira do Lago (Secretaria de Saúde).

MAIS DIÁLOGO
A CBA, em breve nota à imprensa, alegou como motivo da suspensão do projeto de mineração a necessidade de “ampliar o diálogo sobre a atividade de mineração no local”, posição que poderia ter sido tomada por alguns conselheiros durante a reunião do Codema, que alegaram que mesmo não tendo conhecimento sobre o assunto, optaram em votar pela continuidade do projeto.

CONSCIÊNCIA TRANQUILA
Na sessão ordinária da semana passada, a vereadora Ciça Opípari (PT), ao usar a tribuna popular, alertou sobre o projeto da CBA que estava na pauta do Codema. “Ninguém deu muita atenção quando eu falei na hora, mas como a repercussão ganhou grandes proporções, estou com a consciência tranquila de que fiz a minha parte ao fazer o alerta”, disse.